Correio da Manha

Abstenção do PAN ajuda a salvar Orçamento de Leão

NÚMEROS PCP, Verdes e PAN dão a mão ao Governo, viabilizan­do assim a negociação

- DIANA RAMOS

Seguindo os Verdes o mesmo caminho já anunciado pelo PCP – são eleitos nas mesmas listas para a Assembleia da República – na votação na generalida­de do Orçamento do Estado (OE) para 2021, o anúncio da abstenção do PAN dá fôlego ao Governo para a discussão do documento na especialid­ade. Uma viabilizaç­ão que retira peso ao chumbo anunciado pelo Bloco de Esquerda.

Ainda nada é garantido, mas o Executivo parte para a discussão, amanhã e quarta-feira, sem o peso de um chumbo no t i r o d e p a r t i d a . Os V e r d e s anunciam a posição, oficialmen­te, amanhã, mas esta não deverá trazer surpresas.

Ontem, a líder parlamenta­r do PAN explicou que “fica aberta a porta para trabalhar”, consideran­do que “há espaços para avanços na especialid­ade”. Inês de Sousa Real destacou como pontos positivos “a subida do valor mínimo do subsídio de desemprego acima do limiar de pobreza, a criação do novo apoio social e a proibição de despedimen­tos das empresas que recebam apoios públicos, a não transferên­cia de valores para o Novo Banco e uma estratégia para a ferrovia”, mas recordou que há “linhas vermelhas”. Contudo, frisou também que “o OE para 2021 tem de ser capaz de dar resposta à crise sanitária, social e económica”, sem que “ninguém fique esquecido”.

A deputada Joacine Katar Moreia disse entretanto que não inviabiliz­ará um orçamento de esquerda, estando dividida entre a abstenção e o voto a favor.

Pelo contrário, e sem surpresas, a líder do BE anunciou a decisão unânime da mesa nacional: o voto contra. “O Bloco não encerrou nenhum processo negocial, mas há um momento em que a direção é chamada a fazer um ponto da situação”, explicou Catarina Martins, sublinhand­o os pontos de cisão: o reforço de meios para o SNS, o recuo do Go

JOACINE GARANTE QUE NÃO TRAVA APROVAÇÃO DESTE ORÇAMENTO

VERDES ANUNCIAM VOTO AMANHÃ, MAS NÃO DEVEM IR CONTRA LINHA DO PCP

verno na nova prestação social, a recusa em negociar questões laborais e o Novo Banco. Ainda assim, não fechou a porta à negociação na especialid­ade, dando conta que será feita “sem tabus”. “Não decidiremo­s um voto contra sem ponderarmo­s bem as possibilid­ades de negociação.”

 ??  ?? Inês de Sousa Real, líder parlamenta­r do PAN, anunciou ontem o sentido de voto do partido, depois de a comissão política nacional se ter reunido
Inês de Sousa Real, líder parlamenta­r do PAN, anunciou ontem o sentido de voto do partido, depois de a comissão política nacional se ter reunido
 ??  ?? Catarina Martins anunciou a decisão unânime da mesa nacional do BE
Catarina Martins anunciou a decisão unânime da mesa nacional do BE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal