Correio da Manha

PS vence sem maioria e Chega no Parlamento

Açorianos escolheram Parlamento regional mais diversific­ado do que no último sufrágio Chega concorre pela primeira vez e elege. CDS castigado e PCP foi varrido do mapa eleitoral

- WILSON LEDO

OPS venceu ontem as Legislativ­as nos Açores sem alcançar maioria absoluta. Alcançou 39,1% dos votos e perdeu cinco mandatos no Parlamento Açoriano. Pela primeira vez em 20 anos, o PS não consegue uma maioria absoluta na região. Ainda assim, o líder Vasco Cordeiro está em condições de assegurar um terceiro e último mandato, subindo para 28 os anos de governação socialista na região.

Uma das certezas destas eleições foi o reforço do principal rival, o PSD de José Manuel Bolieiro, recolhendo 33,7% dos votos, acima do resultado conseguido há quatro anos. Os sociais-democratas passaram dos atuais 19 deputados regionais para um total de 21.

Já o Chega, que se estreou nestas eleições, tem assento garantido no Parlamento açoriano, como quarta maior força política. A votação no partido de André Ventura situou-se nos 5,06%. Um cenário que penalizou sobretudo o CDS-PP, que se manteve como terceira força política, mas ficando com três mandatos (-1).

Mesmo antes de fechados todos os números, era já certa a perda pelo PCP do único deputado no Parlamento açoriano, eleito pela ilha das Flores, ‘roubado’ pelo PPM. Já o Bloco de Esquerda assegurou dois deputados regionais, ficando-se pelos 3,8% nas votações. Duas outras novidades foram a eleição de um deputado cada por Iniciativa Liberal e PAN, alcançado através do chamado círculo da compensaçã­o.

Outra das primeiras confirmaçõ­es da noite foi a reeleição de um deputado do PPM através do círculo do Corvo, depois da entrada dos monárquico­s há quatro anos. Nas ilhas do Faial, Corvo, Graciosa, de Santa Maria e de São Jorge, após fechada a contagem, a distribuiç­ão de mandatos foi igual às últimas Legislativ­as regionais. Na Terceira, os socialista­s cederam um mandato ao PSD.

Na prática, face aos resultados de há quatro anos, os açorianos acabaram por escolher um Parlamento regional mais diversific­ado, ganhando assento no hemiciclo um total de oito forças políticas.

PSD REFORÇA VOTAÇÃO E CONSEGUE IR PARA LÁ DOS 19 DEPUTADOS ATUAIS

 ??  ?? Vasco Cor
deiro votou de manhã, acompanhad­o por um dos dois f i l hos
Vasco Cor deiro votou de manhã, acompanhad­o por um dos dois f i l hos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal