Correio da Manha

MULTIDÃO APINHADA NA FÓRMULA 1

PORTUGAL TEM 29 MILHÕES DE EQUIPAMENT­OS DE PROTEÇÃO EM RESERVA JOVENS INFETADOS EM FESTA DE CLUBE DE LUXO

- FRANCISCA GENÉSIO

AReserva Nacional Estratégic­a tem, atualmente, um stock de 29 milhões de equipament­os de proteção individual (EPI), em que se incluem máscaras cirúrgicas, máscaras P2 e P3, fatos de proteção integral, luvas, toucas, entre outros. Os dados avançados ao Correio da Manhã pelo Ministério da Saúde revelam um aumento significat­ivo no número de EPI. Em março, no início da pandemia, a reserva era constituíd­a apenas por 10 milhões de artigos - passados mais de sete meses de combate ao coronavíru­s, o stock praticamen­te triplicou.

Ainda assim, o Sindicato Independen­te dos Médicos (SIM) demonstra preocupaçã­o com a quantidade e qualidade do material. “Sabemos que, ainda hoje, há unidades de saúde que continuam sem ter proteção para os pés, por exemplo. Mas há outro tipo de equipament­os em falta. Quero acreditar que os números sejam reais, mas então, alguém que justifique as carências e ateste a qualidade dos materiais para não voltarmos a ter médicos em risco”, alerta Roque da Cunha, secretário-geral do SIM. Um inquérito, levado a cabo pela Ordem dos Médicos, revelou que quase um terço dos médicos portuguese­s não teve acesso a equipament­o de proteção adequado. “Para além desta reserva centraliza­da, ainda se deve considerar a reserva estratégic­a descentral­izada existente nos hospitais e Administra­ções Regionais de

Saúde e outros serviços, cujos stocks de EPI, medicament­os e dispositiv­os médicos foram reforçados em 20%”, explica fonte oficial do Governo. O último reforço foi feito em agosto.

Todo o material está à guarda do Exército, nas instalaçõe­s do Laboratóri­o Militar, em Lisboa. O espaço já juntava anteriorme­nte todas as reservas de material hospitalar do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Nos últimos meses, os armazéns foram-se enchendo e é a partir dali que o material é distribuíd­o para a rede do SNS. O Exército conta, no entanto, com a colaboraçã­o do Infarmed. Já o Instituto Ricardo Jorge é responsáve­l pelo armazename­nto dos reagentes necessário­s para os testes de rastreio.

ÚLTIMO REFORÇO DA RESERVA FOI REALIZADO EM AGOSTO DESTE ANO

HOSPITAIS PÚBLICOS

E ADMINISTRA­ÇÕES DE SAÚDE TÊM RESERVAS

INSTITUTO RICARDO JORGE

RESPONSÁVE­L PELOS REAGENTES DOS TESTES

 ??  ?? País comprou toneladas de material médico à China. Foram chegando através de aviões
País comprou toneladas de material médico à China. Foram chegando através de aviões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal