Correio da Manha

Espanha volta à emergência

Governo aprovou ontem estado que se pode estender até maio RECOLHER OBRIGATÓRI­O Em todo o país, entre as 23h00 e as 06h00

- RODRIGO AMARAL*

OGoverno de Es p a nha aprovou ontem um novo estado de emergência para o todo o país durante 15 dias, embora se pretenda prolongá-lo até 9 de maio, caso o congresso apoie a medida. Durante este período, foi imposto um recolher obrigatóri­o noturno a nível nacional, que impossibil­ita qualquer circulação entre as 23h00 e as 06h00, tendo cada comunidade autónoma margem para atrasar ou adiantar uma hora no horário de recolhimen­to.

Além disto, também foram aplicadas restrições quanto aos encontros sociais. Os ajuntament­os ficaram limitados a um máximo de seis pessoas, exceto se forem coabitante­s. As comunidade­s autónomas têm também a possibilid­ade de restringir a entrada e saída do seu território, salvo por motivos justificáv­eis, numa decisão que permanece nas mãos de cada presidente. Esta opção permite, por exemplo, que uma região feche as fronteiras a uma comunidade vizinha que esteja a ser muito afetada pelo novo coronavíru­s, algo que até agora não podia ser feito.

A Espanha não fechou as fronteiras para o estrangeir­o e deixa algumas exceções, como o caso das ilhas Canárias, que têm um índice baixo de contágios e gozam assim de um regime excecional para poder economizar o turismo ao máximo. “Toda a Europa já está a tomar medidas para limitar a mobilidade. A situação em que vivemos é extrema”, referiu o chefe do governo Pedro Sánchez, após a reunião extraordin­ária do Conselho de Ministros.

O país regressa assim ao estado de emergência, sete meses depois de o Executivo o ter decretado na 1ª vaga.

“A SITUAÇÃO QUE VIVEMOS É EXTREMA”, AFIRMOU PEDRO SÁNCHEZ

 ??  ?? Forças de segurança espanholas foram reforçadas para assegurar o cumpriment­o de todas as restrições
Forças de segurança espanholas foram reforçadas para assegurar o cumpriment­o de todas as restrições

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal