Correio da Manha

Enfermeiro suspeito de violar idosa de 90 anos acamada

CUIDADOS Profission­al foi contratado para prestar apoio à vítima, que era totalmente dependente CRIME Arguido acusado pelo Ministério Público de abuso sexual de pessoa incapaz de resistênci­a

- NELSON RODRIGUES/SECUNDINO CUNHA

Aidosa, de 90 anos, doente com Alzheimer e acamada, era totalmente dependente de terceiros. Estava normalment­e apática e verbalizav­a palavras sem nexo no dia a dia. Para seu maior conforto, a família decidiu contratar um enfermeiro para que lhe prestar todos os apoios necessário­s - desde higiene a alimentaçã­o. E foi no exercício destas funções que o profission­al de saúde atacou sexualment­e a idosa. O crime ocorreu a 2 de julho do ano passado, numa freguesia de Celorico de Basto.

De acordo com o processo, o enfermeiro aproveitou-se do facto de estar sozinho com a idosa para com ela manter contactos de trato sexual. A família descobriu tudo e denunciou o caso às autoridade­s. O arguido foi recentemen­te acusado pelo Departamen­to de Investigaç­ão e Ação Penal de Celorico de Basto da prática de um crime de abuso sexual de pessoa incapaz de resistênci­a agravado. O crime terá mesmo sido cometido na cama da vítima.

O enfermeiro violador, que terá entre 40 e 50 anos, não trabalha em qualquer unidade de saúde do concelho. Ao que tudo indica, poderá pertencer a uma instituiçã­o social ou seria já pessoa conhecida da família da idosa doente. Foi contratado única e exclusivam­ente para tratar do bem-estar da vítima, muito debilitada.

Para já, são ainda poucos os pormenores conhecidos deste caso, que foi ontem divulgado pela Procurador­ia-Geral Distrital do Porto. Ao que o Correio da Manhã conseguiu ainda apurar, o arguido aguarda o início do julgamento em liberdade.

Em Celorico de Basto ninguém ouviu falar em tal situação. Ao que tudo indica, o caso terá permane c i d o n o s e i o f a mi l i a r durante mais de um ano, não sendo do conhecimen­to geral da população. O enfermeiro agora acusado pelo Ministério Público não residirá no concel ho onde f oi c ometido e s t e crime perverso.

DOENTE ESTAVA SEMPRE APÁTICA E VERBALIZAV­A PALAVRAS SEM NEXO

 ??  ?? Mulher, de 90 anos, era totalmente dependente de terceiros e a família contratou um enfermeiro para lhe prestar cuidados. Acabou por ser vítima de abuso sexual
Mulher, de 90 anos, era totalmente dependente de terceiros e a família contratou um enfermeiro para lhe prestar cuidados. Acabou por ser vítima de abuso sexual

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal