Correio da Manha

Mata o pai para vingar violação

JULGAMENTO Nuno Novais, 28 anos, assassinou o pai com 18 facadas

- FÁTIMA VILAÇA

Violou-me e tentou matar-me quando eu tinha oito anos. Atou-me uma corda ao pescoço e pendurou-me numa trave, só não morri porque a minha mãe chegou a tempo.” Amargurado e com voz trémula, Nuno Novais, de 28 anos, recordou, ontem no Tribunal de Guimarães, onde começou a ser julgado, um dos episódios mais violentos que sofreu na infância às mãos do pai, António Novais, que matou em setembro do ano passado em Veade, Celorico de Basto. O agricultor, que está em prisão preventiva, confessou o homicídio, cometido com 18 facadas, para vingar a violência que sofreu até aos 13 anos.

No banco dos réus, além de Nuno Novais, senta-se também Pedro Campos, de 26 anos, que acompanhou o amigo na noite do crime, a 5 de setembro do ano passado, uma quinta-feira. Apesar de não ter entrado na habitação, conhecia o propósito de Nuno, aceitou acompanhá-lo e ficar no exterior, de vigia. Os dois homens respondem por homicídio qualificad­o. Pedro Ca mpos f i c o u e m s i l ê n c i o .

O corpo de António Novais, de 58 anos, só foi encontrado no sábado após o crime, num cenário de grande violência. Estava despido, com uma corda ao pescoço e apresentav­a diversos golpes de navalha, no pescoço, peito e cabeça. Nesse sábado, dia 7, o filho homicida viajava para a Bélgica acompanhad­o pelo amigo. Foi detido seis meses depois pela PJ de Braga, quando regressou a Celorico de Basto. Confessou o crime e entregou a navalha que usou para assassinar o pai.

HOMICIDA VIAJOU PARA A BÉLGICA APÓS CRIME. FOI DETIDO SEIS MESES DEPOIS

 ??  ?? Nuno Novais confessou ontem, no Tribunal de Guimarães, que matou o pai para “vingar” maus-tratos de infância
Nuno Novais confessou ontem, no Tribunal de Guimarães, que matou o pai para “vingar” maus-tratos de infância

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal