Correio da Manha

Diz ter Alzheimer e falta a julgamento

DECISÃO Ex-autarca de Santa Comba Dão vai ter de pagar multa

- TIAGO VIRGÍLIO PEREIRA

João Lourenço, presidente da Câmara de Santa Comba Dão entre 2005 e 2013, faltou ontem à primeira sessão de julgamento do caso em que está acusado de prevaricaç­ão de titular de cargo público e de fraude na obtenção de subsídios, no Tribunal de Viseu. O motivo: a doença de Alzheimer.

A defesa até mostrou um relatório médico que atesta o diagnóstic­o, mas o estado é considerad­o ainda pouco avançado, pelo que o ex-autarca não se vai safar de pagar uma multa por falta não justificad­a.

Mais, por não se encontrar num estado de inimputabi­lidade, foi recusada a perícia que tinha como objetivo mostrar ao tribunal que, já na altura dos factos, o Alzheimer o atormentav­a. “Uma manobra dilatória”, resumiu o juiz-presidente.

A sessão ficou ainda marcada pelas declaraçõe­s do presidente do conselho de administra­ção da Embeiral, uma empresa de construção civil que fatura mais de 20 milhões de euros por ano. António Carlos Lemos considera “normal” que a Embeiral tenha concorrido a concursos públicos, que de antemão sabia que iria ganhar, para ficar com o dinheiro e não concretiza­r as obras ou canalizá-lo para outras que nem sequer tinham suporte documental. “Você acha normal, mas não devia ser, pois foram feitas obras sem contratos”, criticou o juiz. Isto aconteceu porque a autarquia devia dinheiro à Embeiral, mas não tinha como pagar. Então, João Lourenço forjou os concursos e liquidou as dívidas com dinheiros públicos e até com fundos europeus.

EMPRESÁRIO ADMITIU SABER DA FARSA DOS CONCURSOS PÚBLICOS

 ??  ?? João Lourenço, que foi presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão entre 2005 e 2013, está a ser julgado
João Lourenço, que foi presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão entre 2005 e 2013, está a ser julgado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal