Correio da Manha

Refinaria pára até 2021

MATOSINHOS Produção será suspensa até final do ano RAZÕES Pandemia baixa consumo e origina prejuízo

- JOÃO MALTEZ

Asuspensão da produção de combustíve­is na refinaria de Matosinhos, iniciada a 10 de outubro, deverá manter-se, pelo menos, até final do ano, revelou ontem o presidente executivo da Galp Energia, Carlos Gomes da Silva, numa conversa com analistas, para apresentar os resultados da petrolífer­a nos primeiros nove meses do ano. A dificuldad­e em escoar o produto em stock, devido à quebra no consumo causada pela pandemia, está na origem da decisão, explicou o mesmo responsáve­l.

Esta é a segunda vez durante o ano em curso que a Galp Energia suspende a produção na refinaria de Matosinhos. Em abril, a petrolífer­a alargou ainda a paragem de produção à refinaria de Sines. A produção destas duas refinarias foi retomada quase três meses depois, em junho.

Nos primeiros nove meses do ano os resultados da Galp caíram para valores negativos, atingindo um prejuízo de 45 milhões de euros, contra os 403 milhões de lucros no mesmo período do ano passado. Só no terceiro trimestre de 2020, as vendas de combustíve­is caíram 30% face ao período homólogo, “como resultado do ambiente económico menos favorável”, avançou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliário­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal