Correio da Manha

Exames “invasivos” a várias passageira­s

INDIGNAÇÃO Australian­as foram retiradas do avião e forçadas a fazer exames ginecológi­cos após descoberta de recém-nascido no terminal

- RICARDO RAMOS* *COM AGÊNCIAS

Várias passageira­s de um voo da Qatar Airways entre Doha e Sydney, na Austrália, foram obrigadas a sair do avião antes da partida e a submeterem-se a “exames médicos invasivos” após a descoberta de um recém-nascido abandonado no aeroporto.

Pelo menos 13 passageira­s de nacionalid­ade australian­a foram levadas para fora do avião e obrigadas a fazer os exames, que decorreram no interior de três ambulância­s estacionad­as

GOVERNO AUSTRALIAN­O PROTESTOU E A POLÍCIA ESTÁ A INVESTIGAR

numa parte resguardad­a da pista. “Eu estava aterroriza­da, não nos explicaram o que estava a acontecer. Nem quero imaginar o que as pobres raparigas passaram”, relatou uma passageira que foi retirada do avião mas não fez os exames porque tinha mais de 60 anos. Uma testemunha contou ter visto várias mulheres jovens a chorar ao regressar a bordo.

O governo australian­o apresentou um protesto formal às autoridade­s do emirado e está a prestar apoio psicológic­o e jurídico às passageira­s afetadas. A polícia abriu uma investigaç­ão.

Em comunicado, os responsáve­is do aeroporto dizem ter seguido o conselho dos médicos, “que estavam preocupado­s com o bem estar da mulher que tinha acabado de dar à luz”.

Não se sabe quantos voos e quantas passageira­s foram afetados. O bebé abandonado está bem e encontra-se ao cuidado dos serviços sociais. A mãe não foi encontrada.

 ??  ?? Mulheres foram submetidas a exames em ambulância­s estacionad­as na pista
Mulheres foram submetidas a exames em ambulância­s estacionad­as na pista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal