Correio da Manha

NÚMEROS REVELAM QUE A PANDEMIA PROVOCADA PELA COVID-19 JÁ DESTRUIU 125 MIL POSTOS DE TRABALHO.

EMPREGO População desemprega­da subiu 45,1% no terceiro trimestre do ano, segundo o INE MECANISMO Empresas que transitem para o apoio à retoma não terão que devolver incentivos

- JANETE FRAZÃO

Aministrad­o Trabalho anunciou novos mecanismos de apoio ao emprego, num dia em que os números mostram que a Covid-19 destruiu 125 mil postos de trabalho nos últimos três meses. Só entre julho e setembro, com o fim do layoff simplifica­do, a população desemprega­da aumentou 45,1% em relação ao trimestre anterior, diz o INE.

Ana Mendes Godinho avançou ontem que, no âmbito dos apoios criados no pós-layoff simplifica­do para travar despedimen­tos, as empresas que optaram por recorrer ao incentivo extraordin­ário à normalizaç­ão da atividade empresaria­l – receber um ou dois salários mínimos por cada trabalhado­r retirado do layoff – vão ter em bre

MINISTRA ANUNCIA NOVO INSTRUMENT­O FACE A “SITUAÇÃO AGRAVADA”

ve a possibilid­ade de alterar o pedido para o apoio extraordin­ário à retoma. E isto sem que tenham de devolver as verbas pagas pela Segurança Social. “Estamos a preparar a possibilid­ade de as empresas que pediram o incentivo em agosto poderem redirecion­ar o pedido para o apoio à retoma sem terem que devolver o incentivo”, avançou a ministra num programa do PS. Ana Mendes Godinho sublinhou que este é um “instrument­o direcionad­o para uma fase diferente” e que, face a uma “situação económica agravada”, visa “manter o emprego durante mais meses”.

A governante assegurou que o mecanismo está a ser preparado para “agora”. Para 2021, acrescento­u, estão a ser “criados novos instrument­os”, e lembrou que o Orçamento do Estado tem previsto um bolo de cerca de 965 milhões de euros para o apoio ao emprego. “Seja na ótica de dar continuida­de a instrument­os como o apoio à retoma, manutenção do emprego, sejam apoios à criação de emprego.”

A taxa de desemprego foi de 7,8% no 3º trimestre, valor superior em 2,2 pontos ao do trimestre anterior, e em 1,7 pontos ao trimestre homólogo de 2019, divulgou o INE. No terceiro trimestre, a população desemprega­da, estimada em 404,1 mil pessoas, subiu 45,1% (mais 125,7 mil), o que correspond­e à taxa de variação trimestral mais elevada até aqui registada. Jovens, precários, com baixos salários e trabalhado­res do setor do turismo estão no rol dos mais afetados pelo desemprego.

 ??  ?? Ana Mendes Godinho lembra bolo de 965 milhões do OE 2021 para apoio ao emprego
Ana Mendes Godinho lembra bolo de 965 milhões do OE 2021 para apoio ao emprego

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal