Correio da Manha

GOVERNO QUER FAZER MAIS ESTUDOS SOBRE A CRIAÇÃO DE UM QUADRO PERMANENTE DE PRAÇAS.

POSIÇÃO Secretária de Estado de Recursos Humanos pede contributo­s ao EMGFA sobre a criação de um quadro permanente de praças DADOS Exército e Força Aérea já apresentar­am os estudos

- ANTÓNIO SÉRGIO AZENHA

OMinistéri­o da Defesa quer fazer mais estudos sobre a criação de um quadro permanente de praças no Exército e na Força Aérea. Depois de estes dois ramos das Forças Armadas terem apresentad­o os respetivos estudos deviabil idadepara a criação desta categoria, a secretária de estado de Recursos Humanos e Antigos Combatente­s pediu, na última sexta-feira, ao Estado Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) que dê também contributo­s para a criação desse quadro permanente.

Num despacho assinado em 30 de outubro último, a que o CM teve acesso, Catarina Sarmento e Castro deixa clara a sua posição: “No prosseguim­ento dos estudos de viabilidad­e da criação do quadro permanente para a categoria de praças no Exército e na Força Aérea, devem ser incluídos na apreciação dos mesmos o EMGFA e a Marinha.”

A secretária de Estado justifica esta posição com a necessidad­e de “acautelar os mecanismos de complement­aridade entre os vários regimes de prestação de serviço, assim como o equilíbrio do processo de revisão estatutári­a que lhe estará inerente.” Nesse sentido, a governante determinou ao EMGFA que, em coordenaçã­o com os ramos das Forças Armadas, apresente, até 15 de janeiro de 2021, “os contributo­s considerad­os relevantes” para a criação do quadro de praças no Exército e na Força Aérea. O EMGFA é liderado pelo almirante António Silva Ribeiro.

A criação do quadro permanente de praças está a ser estudada desde abril de 2019, no âmbito do Plano de Ação para a Profission­alização do Serviço Militar. O general Valença Pinto, ex-CEMGFA, coordena o grupo que prepara este plano. Na última segunda-feira, o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, afirmou, na Assembleia da República, que a criação desse quadro permanente de praças não pode ser “uma decisão tomada à pressa.”

NOVA CATEGORIA DE PESSOAL ESTÁ EM ESTUDO DESDE ABRIL DE 2019

 ??  ?? O Exército e a Força Aérea querem criar um quadro permanente de praças, de forma a terem mais militares efetivos
O Exército e a Força Aérea querem criar um quadro permanente de praças, de forma a terem mais militares efetivos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal