Correio da Manha

Jerónimo reeleito para mais 4 anos

LIDERANÇA Jerónimo de Sousa foi reeleito secretário-geral do partido por mais quatro anos CONTAS PCP sublinhou o contributo para o Orçamento do Estado de 2021 e justificou a abstenção

- ANDRESA PEREIRA

No último dia do XXI Congresso do PCP, Jerónimo de Sousa insistiu que Portugal precisa de uma alternativ­a de esquerda. Essa alternativ­a terá de contar com os comunistas. “A alternativ­a política de esquerda precisa da convergênc­ia de democratas e patriotas, da luta dos trabalhado­res e do povo, e do reforço do partido. Alternativ­a política essa que não é possível só com o PCP, mas também não será possível sem o PCP”, afirmou o líder comunista.

JERÓNIMO JÁ CONTA COM 16 ANOS NA LIDERANÇA DOS COMUNISTAS

Num discurso de encerramen­to de 20 minutos, Jerónimo de Sousa fez questão ainda de recordar o contributo do partido para o Orçamento do Estado de 2021, porém justificou a abstenção como “um caminho que ficou curto, porque o PS não se liberta das suas escolhas e opções”. O líder garantiu, ainda, que o PCP “não está aqui a prazo datado, nem em período experiment­al, mas sim disponívei­s para fazer o que temos de fazer, o que o congresso decidiu”, referindo-se à eleição dos novos órgãos partidário­s.

Outro momento alto foi a recondução de Jerónimo de Sousa como secretário-geral, eleito com apenas um voto contra, o seu, já que decidiu não votar na sua própria candidatur­a.

Aos 73 anos, Jerónimo de Sousa torna-se no segundo secretário-geral do PCP há mais tempo à frente do partido, com uma liderança de 16 anos. Com mais quatro anos pela frente, chegará aos 20. Em primeiro lugar está o histórico Álvaro Cunhal, que conduziu o PCP durante 31 anos.

 ??  ?? Jerónimo de Sousa foi reeleito secretário-geral com apenas um voto contra... o seu mesmo
Jerónimo de Sousa foi reeleito secretário-geral com apenas um voto contra... o seu mesmo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal