Correio da Manha

Albufeira em 2.º no barómetro da Marktest

VALOR Concelho mantém vice-liderança a nível nacional no dinamismo demográfic­o, económico e a qualidade de vida

-

AMarktest já divulgou os resultados do seu estudo anual, em que analisa o desenvolvi­mento dos municípios portuguese­s. Albufeira volta a ocupar a vice-liderança nacional com um rating global de 13,9 valores, numa escala de 1 a 20, duas décimas abaixo do concelho de Aveiro, líder do estudo. Lisboa, Braga e Cascais completam por esta ordem o top dos cinco municípios com melhor rating.

O capítulo económico é aquele em que o concelho de Albufeira mais se destaca, atingindo nesta área a liderança nacional. O barómetro “Municípios Online” é um instrument­o lançado em 2014 que permite observar 39 indicadore­s baseados no dinamismo demográfic­o, económico e qualidade de vida. O objetivo é facultar novas ferramenta­s às entidades locais ou a empresas, para que possam observar, de forma rápida e intuitiva, os principais pontos fortes e fracos de cada um dos 308 concelhos do País.

A aplicação disponibil­iza mais de 600 variáveis para vários anos, organizada­s pelos mais diversos temas: Demografia; Famílias; Habitação; Educação; Saúde; Cultura; Empresas; Emprego e Desemprego; Agri c ul t ur a ; Energia; Co n s t r u ç ã o ; Comércio; Ramo Automóvel; Turismo; Banca; Eleições; Índices Marktest; Ratings concelhios. O rating é elaborado segundo três componente­s distintas: dinamismo demográfic­o que reúne um total de oito indicadore­s; dinamismo económico que junta 16 indicadore­s; qualidade de vida que congrega um total de 15 indicadore­s. Cada indicador é classifica­do com uma notação de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do País. As três componente­s têm uma notação média correspond­ente à média aritmética dos indicadore­s que a constituem. O rating concelhio total resulta igualmente da média aritmética das suas três componente­s.

Para José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, trata-se de “uma boa notícia, numa altura em que a pandemia domina as notícias do dia”. O autarca evidencia a sua “satisfação por verificar que Albufeira continua na vice-liderança deste estudo”. “O que representa mais um motivo para fazermos mais e melhor, de maneira a mantermos os indicadore­s que nos são favoráveis e, simultanea­mente, melhorarmo­s os aspetos em que estamos menos bem.”.

O CAPÍTULO ECONÓMICO É AQUELE EM QUE O CONCELHO MAIS SE DESTACA, ATINGINDO NESTA ÁREA A LIDERANÇA NACIONAL

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal