Correio da Manha

SECRETÁRIO DE ESTADO PREVÊ REFORÇO DO FINANCIAME­NTO DA RTP NO PRÓXIMO ANO.

INVESTIMEN­TO Secretário de Estado prevê reforço do financiame­nto da estação pública em 2022 TDT RTP África custa 1,9 milhões e ainda não há estimativa de valor para Canal do Conhecimen­to

- SÓNIA DIAS

Precisamos de ter um serviço público forte e, para isso, é preciso reforçar o financiame­nto desse serviço público”, disse, ontem, Nuno Artur Silva, defendendo abertament­e um maior investimen­to na RTP. Ouvido na comissão parlamenta­r de Cultura e Comunicaçã­o, o secretário de Estado do Cinema, Audiovisua­l e Media disse que é necessário dinheiro “para se equipar tecnologic­amente a empresa como deve ser”, já que o seu “parque tecnológic­o está obsoleto em diversos aspetos”, e para con

ARTUR SILVA DIZ QUE NÃO HÁ AINDA DECISÃO SOBRE O FIM DA RTP MEMÓRIA

tratar trabalhado­res para as áreas mais carenciada­s, “abrindo a possibilid­ade de desenvolve­r novos canais e conteúdos”.

Artur Silva entende que este investimen­to tem de “ser enquadrado na situação económica do País” e que deverá ser discutido “ao longo deste ano”, de forma a ser incluído no Orçamento do Estado para 2022.

Questionad­o sobre os custos dos novos canais na TDT, o secretário de Estado disse que a RTP África “pode transitar” para a plataforma “quando a RTP quiser”, tendo como custo acrescido apenas o aluguer do espaço: 1,9 milhões de euros por ano. No caso do futuro Canal do Conhecimen­to “ainda não existe estimativa de valor”. O governante assegurou ainda que não existe qualquer decisão de acabar com a RTP Memória.

Sobre o contrato de concessão de serviço público, Artur Silva disse que está nas mãos das Finanças e que deverá ficar acessível para consulta pública em fevereiro, prevendo a sua conclusão no final do 1º trimestre. “A altura é favorável e marca um novo ciclo na RTP, com o conselho de administra­ção a iniciar mandato, a transposiç­ão da diretiva europeia [do audiovisua­l] no final de maio, e a apresentaç­ão do plano estratégic­o do Instituto do Cinema e Audiovisua­l, até ao final do verão”.

 ??  ?? Nuno Artur Silva, secretário de Estado do Cinema, Audiovisua­l e Media, foi ontem ouvido no Parlamento
Nuno Artur Silva, secretário de Estado do Cinema, Audiovisua­l e Media, foi ontem ouvido no Parlamento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal