Correio da Manha

Mãe de vítima culpa Universida­de Lusófona

LÁGRIMAS Pais dos jovens que morreram afogados no Meco não escondem revolta contra estabeleci­mento de ensino e sobreviven­te EMOÇÃO Recordam morte trágica dos filhos

- TÂNIA LARANJO/SOFIA CABRITA GARCIA

“VI NA NET : DESAPARECI­DA NA PRAIA DO MECO.

UMA INSENSIBIL­IDADE”

VÍTIMAS

Fala a correr, quer dizer tudo e mais alguma coisa, tem pressa em apontar o dedo a quem lhe levou a filha. Está revoltada, gesticula com frequência, mas quebra e chora. Fernanda Soares, mãe de Catarina, não esconde a mágoa do caso não ter chegado ao tribunal criminal. E é no cível, pela primeira vez, que pode dizer tudo o que lhe vai na alma. “Deixe-me falar, por favor. A doutora não sabe o que é estar uma semana voltada para aquele mar à espera do corpo da minha filha”, respondeu, quando foi chamada a atenção de que estava a depor muito para além do que lhe era perguntado. “A Lusófona não protegeu a minha filha. E ela gostava tanto da universida­de”, recordou ainda em lágrimas, na segunda sessão do julgamento cível que a opõe - ela, o marido e as restantes famílias das vítimas - ao sobreviven­te e aos responsáve­is da Lusófona.

Fernanda foi uma das quatro testemunha­s ontem ouvidas no Tribunal de Setúbal e foi também o depoimento mais longo. Afirmou que a universida­de sabia o que se passava, conhecia a violência das praxes, mas nada fazia para as travar. “E um mês depois dela morrer fui à conta dela da universida­de e vi que tinham posto uma referência na internet: desapareci­da na praia do Meco. Doeu-me muito a insensibil­idade, tanto mais que já tinham lançado que o pagamento da propina estava em atraso.”

Fernanda, à saída, também não escondia o nervosismo. Dizia que esta era a sua batalha de vida, que se manterá sempre à espera de que seja feita justiça. “A minha filha está de certeza a aplaudir-me. Por tudo o que eu disse e porque nunca iremos desistir dela. Até ao fim dos meus dias vou procurar a verdade.”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? PEDRO TITO NEGRÃO
24 ANOS
PEDRO TITO NEGRÃO 24 ANOS
 ??  ?? TIAGO CAMPOS
21 ANOS
TIAGO CAMPOS 21 ANOS
 ??  ?? ANDREIA REVEZ
21 ANOS
ANDREIA REVEZ 21 ANOS
 ??  ?? CATARINA SOARES
22 ANOS
CATARINA SOARES 22 ANOS
 ??  ?? JOANA BARROSO
22 ANOS
JOANA BARROSO 22 ANOS
 ??  ?? CARINA SANCHEZ
23 ANOS
CARINA SANCHEZ 23 ANOS
 ??  ?? Fernanda, mãe de Catarina Soares, foi ontem a voz da revolta em tribunal
Fernanda, mãe de Catarina Soares, foi ontem a voz da revolta em tribunal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal