Correio da Manha

Europa compra mais da Pfizer

NEGÓCIO Atrasos dos laboratóri­os leva União Europeia a adquirir 50 milhões de doses extra da BioNTech/Pfizer e negociar a produção de 1,8 mil milhões de vacinas contra as novas variantes

- EDGAR NASCIMENTO * *COM F.G.

Os atrasos nas entregas das vacinas da AstraZenec­a e do grupo Johnson & Johnson na Europa estão a dar negócios de milhões de euros às concorrent­es BioNTech/Pfizer. Ontem, a Comissão Europeia anunciou a aquisição adicional de 50 milhões de doses de vacinas anti-Covid da BioNTech/Pfizer (consórcio alemão e norte americano), elevando para 250 milhões o total para entrega neste segundo trimestre.

De acordo com a alemã Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, “estas doses serão distribuíd­as proporcion­almente à população entre todos os Estados-Membros, o que ajudará substancia­lmente a consolidar o desenvolvi­mento das campanhas de vacinação”.

Além deste reforço no negócio com a Pfizer, o executivo comunitári­o anunciou ter escolhido o consórcio BioNTech/Pfizer para produzir 1,8 mil milhões de vacinas contra as novas variantes do vírus até 2023, negociaçõe­s que arrancam agora. Segundo von der Leyen, o contrato “obrigará a que não só a produção das vacinas, mas também de todos os componente­s essenciais, seja baseada na União Europeia ”, e é direcionad­o a estas farmacêuti­cas dado que “ficou comprovado” que a tecnologia assente no ARN mensageiro funciona.

Estes anúncios foram feitos no dia em que a UE atingiu as 100 milhões de doses de vacinas administra­das: 7,5% dos adultos estão totalmente inoculados.

Também ontem o Ministério da Saúde informou que as vacinas da Johnson & Johnson – cuja primeira tranche de 32 mil doses já chegou – vão ficar armazenada­s até que a Agência Europeia do Medicament­o dê luz verde para o início da sua inoculação.

GOVERNO DIZ QUE VACINAS DA JOHNSON & JOHNSON FICARÃO ARMAZENADA­S

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal