Correio da Manha

CORRUPCAO JUNTA DEPUTADO DO PS E AUTARCA DO PSD

ANTÓNIO GAMEIRO já foi obrigado por tribunal a devolver 45 mil euros a cliente SUSPEITO é candidato socialista ao Município de Ourém

- TÂNIA LARANJO

PARLAMENTA­R

FOI INTERMEDIÁ­RIO EM NEGÓCIO

COM CÂMARA

POLÍCIA JUDICIÁRIA PEDE LEVANTAMEN­TO DE IMUNIDADE À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

António Gameiro, deputado e ex-presidente da Distrital do PS de Santarém, é suspeito de ser o interme d i á r i o n u m n e g ó c i o d a venda de um terreno à beira-mar, em Monte Gordo, que envolveu também a presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, e que terá lesado o Estado em pelo menos 1,4 milhões de euros.

A Polícia Judiciária já pediu o levantamen­to da imunidade parlamenta­r do atual candidato à câmara, pelo PS, com base no crime de corrupção, e suspeita que foi António Gameiro quem negociou diretament­e com a autarca para favorecer o empresário Carlos Matos, natural de Leiria. Além da presidente da câmara, também o empresário e um seu sócio envolvido na compra por ajuste direto, por 5,6 milhões, de um terreno que valia 7 milhões, foram detidos. António Gameiro é suspeito de corrupção ativa e Conceição Cabrita de corrupção passiva.

O CM sabe que esta não é a primeira vez que António Gameiro se vê a braços com a Justiça. Em 2016, o deputado viu confirmada e agravada pelo Tribunal da Relação de Évora a decisão da primeira instância que o condenou ao pagamento de 45 mil euros, resultante­s da venda de um apartament­o de uma emigrante na Austrália, da qual foi advogado.

António Gameiro tinha recorrido da decisão da Instância Central Cível do Tribunal da Comarca de Santarém, proferida um ano antes, que já tinha dado como provado que o ex-presidente da Distrital do PS de Santarém, na posse de uma procuração, tratou da venda de um apartament­o de uma cliente e não lhe entregou o dinheiro.

Além de ter de devolver o dinheiro, o também candidato à autarquia de Ourém foi ainda obrigado a pagar os juros desde 1 de janeiro de 2004, pouco tempo após o negócio, na ordem dos mais 10 mil euros.

EX-LÍDER DA DISTRITAL DO PS DE SANTARÉM INDICIADO POR CORRUPÇÃO

 ??  ??
 ??  ?? António Gameiro está de novo a braços com a Justiça, agora devido a um terreno à beira-mar, em Monte Gordo
António Gameiro está de novo a braços com a Justiça, agora devido a um terreno à beira-mar, em Monte Gordo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal