Correio da Manha

LUÍS FILIPE VIEIRA

CASO rFilipe Vieira suspeito de ter prejudicad­o Benfica, Estado, Grupo Espírito Santo e Novo Banco em negócios e créditos de mais de 100 milhões de euros PRESOS r Filho de Vieira, ‘Rei dos Frangos’ e Bruno Macedo foram também detidos

- PRESIDENTE DO BENFICA P.4 a 9

Negóci o s l i g a d o s a o futebol, num valor s u p e r i o r a 1 00 mi l h õ e s d e euros, levaram ontem à detenção do líder dos encarnados, suspeito de d e s v i a r 2 , 5 mi l h õ e s e m proveito próprio.

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, foi ontem detido num inquérito-crime por suspeitas da prática de vários crimes em negócios ligados ao futebol de valor superior a 100 milhões de euros. Vieira passou a noite na esquadra da PSP de Moscavide, em Lisboa, a mesma onde esteve José Sócrates quando foi preso em novembro de 2014. E hoje é ouvido pelo juiz de instrução criminal Carlos Alexandre. Vieira foi detido para evitar a fuga do País, e é suspeito de ter desviado em seu proveito cerca de 2,5 milhões de euros das transferên­cias de três jogadores do Benfica. Com esta detenção, Vieira poderá ser forçado a abandonar a presidênci­a do Benfica.

O presidente da Luz não foi o único detido neste inquérito dirigido pelo Departamen­to Central de Investigaç­ão e Ação Penal (DCIAP) e cuja investigaç­ão é feita pela Autoridade Tributária (AT). Foram detidas mais três pessoas: Tiago Vieira, filho do líder do Benfica, José António Santos, amigo de Vieira conhecido como ‘Rei dos Frangos’, e Bruno Macedo, agente desportivo ligado a várias transferên­cias de jogadores do Benfica. Todos foram detidos, segundo o DCIAP, “com vista a acautelar a prova, evitar ausências de arguidos e a prevenir a consumação de atuações suspeitas em curso.”

Vieira e os restantes três arguidos são suspeitos da prática de crimes como abuso de confiança, burla qualificad­a, falsificaç­ão, fraude fiscal e branqueame­nto. Os crimes terão sido praticados em negócios efetuados a partir de 2014.

Neste inquérito, o DCIAP e a AT investigam negócios e financiame­ntos superiores a 100 milhões

de euros que poderão ter causado prejuízos a várias entidades e ao próprio Estado. Em concreto, Vieira é suspeito de ter prejudicad­o a Sport Lisboa e Benfica SAD, o ex-Grupo Espírito Santo (GES), o Novo Banco e o Estado.

No que diz respeito ao Benfica, Vieira é suspeito de ter desviado em proveito próprio cerca de 2,5 milhões de euros das transferên­cias de três jogadores: Derlis González, Cláudio Correia e César Martins. Parte do dinheiro alegadamen­te desviado do Benfica terá sido utilizado na compra de imóveis no Algarve, Rio Maior e Loures que pertenciam a empresas do presidente do Benfica.

Vieira terá tido o apoio do filho Tiago e de Bruno Macedo em esquemas suspeitos de agenciamen­to e intermedia­ção de jogadores de futebol. Nas operações de transferên­cias de jogadores, Bruno Macedo terá colaborado com a utilização de empresas: são os casos da BM Consulting e da Yes Sports, ambas sediadas em Portugal, e da Astro Sports

Management e da Master Internatio­nal, com sede fora do País.

Ontem, foram feitas cerca de 45 buscas na área de Lisboa, Torres Vedras e Braga. Foram buscadas a casa e empresas de Vieira, o Novo Banco, a Capital Partners, gestora do fundo que tem os ativos de Vieira dados em garantia do pagamento da dívida ao Novo Banco, entre outros. Participar­am nessas diligência­s 66 inspetores tributário­s, quatro magistrado­s do Ministério Público, três juízes de instrução criminal e 74 elementos da PSP.

INVESTIGAÇ­ÃO QUER EVITAR RISCO DE FUGA DE PORTUGAL DE VIEIRA

DIRIGENTE TERÁ DESVIADO 2,5 MILHÕES DO BENFICA EM PROVEITO PRÓPRIO

 ??  ?? Luís Fi l i pe Vi ei r a
é presidente das águias desde novembro de 2003
Luís Fi l i pe Vi ei r a é presidente das águias desde novembro de 2003
 ??  ?? estava ontem de manhã no Seixal mas regressou a casa em Algés, onde foi detido. Passou a noite nestes calabouços da PSP em Moscavide, onde Sócrates já esteve preso
Vieira
estava ontem de manhã no Seixal mas regressou a casa em Algés, onde foi detido. Passou a noite nestes calabouços da PSP em Moscavide, onde Sócrates já esteve preso Vieira
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal