Correio da Manha

Sim, quero

- D. Américo Aguiar Bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023

Penso muitas vezes naquele pequeno grupo de homens que largou tudo o que tinha para seguir Jesus. Eram homens com vidas duras, habituados a tirar do mar e da terra o sustento de cada dia. Não os vejo encantados com falinhas mansas, nem com o conforto de mantos de tecidos finos. Não os imagino a serem seduzidos por caminhos fáceis. Teve de ser tudo diferente. Jesus de Nazaré era e é o contrário de tudo isto.

Ao ler os evangelhos continuamo­s a descobrir a clareza de Jesus em tudo o que dizia, a simplicida­de da Sua vida, a humildade que anunciava como meta a alcançar, o privilégio do último, a relevância do pobre e do pequeno. Vem tudo isto a propósito das ordenações de novos padres que estão a acontecer por todo o nosso Portugal nestes fins de semana, sinal evidente de que a Pessoa de Jesus continua a provocar os corações, a pedir entregas radicais de vida. Motivo mais do que suficiente para darmos graças a Deus e nos alegrarmos e fazermos festa! Em dezembro próximo celebrarem­os os 52 sacerdotai­s do Papa Francisco. Rezemos pela rápida recuperaçã­o da cirurgia realizada há dias. Rezemos por ele e por todos, sempre! São exemplos maiores do coração de pastor, que não pode deixar de repetir, de anunciar, de proclamar que a verdade desta entrega exige uma humildade diária, uma opção pelos mais frágeis coerente, uma atenção constante à radicalida­de que Jesus espera de quem deixa tudo para o seguir.

Temos milhões de jovens à espera da próxima JMJ, à espera de ouvir o que o Papa tem para nos dizer, à espera de escutar as palavras que o próprio Jesus pediu para serem anunciadas ao mundo inteiro… Para este anúncio, todos somos poucos e por todos devemos rezar. Mas hoje, de um modo especial e com o horizonte de tudo o que nos espera em 2023, rezemos pelos novos padres. Um compromiss­o de vida que exige coerência, radicalida­de, coragem e humildade. Palavras fortes, mas capazes de nos fazer largar tudo para seguir Jesus.

A PESSOA DE JESUS CONTINUA A PROVOCAR OS CORAÇÕES

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal