Correio da Manha

BRUNO MACEDO

SUSPEITA Bruno Macedo terá facultado a Luís Filipe Vieira a utilização de offshore para fazer circular dinheiro desviado do Benfica DESTINO rDinheiro terá sido usado na compra de imóveis a empresas de Vieira e pagamento de dívidas do seu grupo

- EMPRESÁRIO DE FUTEBOL P.6 e 7

Terá servido de testa de f err o de Luí s Fi l i pe Vieira nos esquemas para desviar dinheiro do Benfica, através de sociedades offshore com sede nos EUA, Emirados Árabes Unidos e Tunísia.

Bruno Macedo funcionou como um testa de ferro de Luís Filipe Vieira nos esquemas para desviar alegadas verbas do Benfica. Os fundos supostamen­te desviados terão circulado por sociedades offshore, controlada­s por esse empresário do futebol, com sedes nos Estados Unidos, nos Emirados Árabes Unidos e na Tunísia. O dinheiro terá sido depois aplicado no interesse de Vieira: compra de imóveis a empresas de Vieira e pagamento de créditos bancários concedidos a entidades do grupo de Vieira. O presidente do Benfica é suspeito de ter desviado do clube, em proveito próprio, cerca de 2,5 milhões de euros.

O mandado de busca do Ministério Público a Vieira é categórico: “No que reporta aos esquemas que se suspeita terem lesado o Sport Lisboa e Benfica SAD, indicia-se que Luís Filipe Vieira obteve o comprometi­mento de pessoas de família, como o seu filho Tiago Vieira, mas também do mundo empresaria­l, em particular da área de agenciamen­to e intermedia­ção de jogadores de futebol, caso de Bruno Macedo” (ver infografia).

Nos negócios do futebol relacionad­os com o Benfica, o Departamen­to Central de Investigaç­ão e Ação Penal (DCIAP) e a Autoridade Tributária, que participa na investigaç­ão, suspeitam de que Vieira terá atuado, em benefício próprio, “em consórcio com o intermediá­rio Bruno Macedo.” A investigaç­ão deixa claro que “nos esquemas de fraude foram apuradas operações financeira­s desenvolvi­das por sociedades instrument­ais e conexas com Bruno Macedo.”

Ou seja, para ser usado no alegado benefício pessoal de Vieira, o dinheiro alegadamen­te desviado do Benfica circulou por sociedades offshore como a Mater Internatio­nal FZE, a Astro Sports Management, a Internatio­nal Sports Fund, a ICC - Internatio­nal Consulting Company e Trade In. Das contas bancárias dessas sociedades, terão saído, por exemplo, fundos para comprar imóveis a três empresas de Vieira.

VIEIRA É SUSPEITO DE TER DESVIADO DO BENFICA

2,5 MILHÕES DE EUROS

MINISTÉRIO PÚBLICO DIZ QUE FORAM USADOS ESQUEMAS DE FRAUDE

 ??  ??
 ??  ?? Bruno Macedo ( à di r ei t a na foto) é empresário de futebol. Intermedio­u o regresso de Jesus ao Benfica
Bruno Macedo ( à di r ei t a na foto) é empresário de futebol. Intermedio­u o regresso de Jesus ao Benfica
 ??  ?? António Rodrigues Sá
António Rodrigues Sá

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal