Correio da Manha

ESCOLAS LIVRES PARA MUDAR TURMAS A MEIO DO ANO

GOVERNO Plano prevê “turmas dinâmicas”, mas diretores querem mais esclarecim­entos NOVO Divisão em semestres com acordo no município

- BERNARDO ESTEVES

Todas as escolas vão poder mudar turmas a meio do ano letivo para melhorar as aprendizag­ens, já a partir de 2021/2022. A medida consta no plano de recuperaçã­o das aprendizag­ens publicado anteontem em Diário da República, na Resolução de Conselho de Ministros nº 90/2021. O diploma refere que haverá “múltiplas possibilid­ades de organizaçã­o e reconfigur­ação das turmas ao longo do ano, em função da decisão das escolas”, distinguin­do estas “turmas dinâmicas” da “turma administra­tiva construída para efeitos de definição da rede escolar”.

Segundo o Governo, esta formação de turmas dinâmicas será “sujeita a monitoriza­ção” e “não pode, de forma alguma, ser utilizada para a constituiç­ão de turmas segregadas ou em função de resultados académicos”. A regra deve ser “a promoção da heterogene­idade que leva todos mais longe”. O Plano 21/23 Escola+ promete disponibil­izar às escolas “instrument­os práticos com sugestões de funcioname­nto das turmas”.

O ano letivo terminou ontem, com o fim das aulas nos 1º e 2º ciclos, e o tempo é escasso. “É um plano ambicioso que abre novas possibilid­ades, mas requer formação e informação e temos pouco tempo porque o ano letivo terminou mais tarde”, disse ao CM Rosária Alves, diretora do Agrupament­o de Benfica, em Lisboa.

As escolas terão também autonomia para organizar o calendário em dois semestres, desde que todas as escolas do município o façam. Podem também organizar a matéria como entenderem ao longo do ciclo de escolarida­de; ou fazer com que alunos que transitara­m de ano tenham aulas às disciplina­s a que chumbaram. Alterações já em curso nas escolas da flexibilid­ade curricular, mas que o plano alarga a todas. No próximo ano letivo mantêm-se as regras do que agora termina, com possibilid­ade de ensino online devido à Covid-19. O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças avisou ontem que este deve ser, contudo, o “último recurso”.

GOVERNO AVISA QUE NÃO PERMITIRÁ FORMAÇÃO DE TURMAS SEGREGADAS

 ??  ??
 ??  ?? Ano letivo terminou ontem, com fim das aulas nos 1º e 2º ciclos: o próximo traz mudanças, para recuperar aprendizag­ens
Ano letivo terminou ontem, com fim das aulas nos 1º e 2º ciclos: o próximo traz mudanças, para recuperar aprendizag­ens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal