Correio da Manha

CERTIFICAD­O DIGITAL OU TESTE NEGATIVO PARA ACESSO A RESTAURANT­ES E ALOJAMENTO­S

DOCUMENTOS PERMITEM ENTRADA NOS ESPAÇOS DE RESTAURAÇíO ENTRE AS 19 HORAS DE SEXTA-FEIRA E A NOITE DE DOMINGO

- EDGAR NASCIMENTO

SESSENTA S CONCELHOS EM RISCO NA PANDEMIA COM RECOLHER OBRIGATÓRI­O

ÁREA METROPOLIT­ANA DE LISBOA LIVRA-SE DE CERCO IMPOSTO AOS FINS DE SEMANA

Um quinto dos concelhos portuguese­s estão a partir de hoje em risco elevado ou muito elevado, com restrições que afetam 5 milhões de pessoas. O recolher obrigatóri­o às 23h00 e o teletrabal­ho obrigatóri­o são duas das medidas em 60 municípios, do Minho ao Algarve, incluindo oito capitais de distrito: Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro.

Mas ao contrário do que tem acontecido até aqui, ao fim de semana os restaurant­es vão poder estar abertos para jantares. Uma das medidas decididas ontem pelo Conselho de Ministros é a obrigatori­edade de apresentaç­ão de um certificad­o digital ou de um teste negativo para poder comer dentro dos restaurant­es nos concelhos de risco, entre as 19h00 de sexta-feira e a noite de domingo – os restaurant­es passam a poder estar abertos até às 22h30. No entanto, a medida – que não se aplica a cafés e pastelaria­s – só entra em vigor às 15h30 de amanhã, esclareceu a ministra da Presidênci­a, Mariana Vieira da Silva. Ou seja, hoje ainda é possível jantar num restaurant­e sem ser necessário apresentar um certificad­o ou um teste negativo.

Segundo explicou a ministra, os autotestes poderão ser realizados à entrada do restaurant­e, ou, em alternativ­a, perante um profission­al de saúde, como na farmácia, que certifique que o teste foi realizado. Também servem os testes PCR com 72 horas ou de antigénio com 48 horas. A medida não se aplica se o cliente comer na esplanada. A ministra justificou o facto de só se aplicar ao fim de semana por serem dias em que as refeições “são de convívio mais alargado, com mais pessoas”. Menores de 12 anos e trabalhado­res dos próprios estabeleci­mentos estão isentos de apresentar certificad­o ou teste negativo. Para permitir que os autotestes estejam mais acessíveis, estes vão ser vendidos também em supermerca­dos e hipermerca­dos.

Outra das medidas é a obrigatori­edade de apresentar o certificad­o digital ou um teste negativo no check-in das unidades hoteleiras e de alojamento local, em todo o País, incluindo para turistas estrangeir­os.

AUTOTESTE PODE

SER FEITO À ENTRADA DOS RESTAURANT­ES

CERTIFICAD­O OU TESTE NEGATIVO OBRIGATÓRI­O NO CHECK-IN NOS HOTÉIS

 ??  ?? Regras apertam para quem quiser comer dentro do restaurant­e ao fim de semana, em 60 concelhos
Regras apertam para quem quiser comer dentro do restaurant­e ao fim de semana, em 60 concelhos
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal