Correio da Manha

VIEIRA SACA DINHEIRO VIVO DO BENFICA

PRESIDENTE DO CLUBE PASSA MAIS UMA NOITE NOS CALABOUÇOS DA PSP

- TÂNIA NIA LARANJO/DÉBORA CARVALHO

AÇÃO CÍVEL DE SÓCIO MOSTRAVA JÁ DADOS DE INVESTIGAÇ­ÃO NOVA

INQUÉRITO Ex-árbitro da I Liga poderá ter sido usado para lavar dinheiro dos encarnados INTERROGAT­ÓRIOS Arguidos ainda não disseram se queriam falar, mas passam segunda noite nas celas da PSP. Rui Pinto ajuda investigaç­ão que visa o ainda presidente do Benfica

Luís Filipe Vieira, que responde por branqueame­nto de capitais, abuso de confiança, fraude fiscal qualificad­a, burla qualificad­a e falsificaç­ão de documentos, na operação ‘Cartão Vermelho’, arrisca ser arrastado para outro caso complexo. Corre uma investigaç­ão na Polícia Judiciária - e que está sob alçada de outros magistrado­s do Ministério Público - na qual se investiga o desvio de dinheiro vivo da Benfica SAD para as contas da Promovalor, de Luí s Fi l i pe Vieira.

O CM sabe que, neste caso, há suspeitas de envolvimen­to de um ex-árbitro da primeira divisão que poderá ter servido - à semelhança de Bruno Macedo - como o proprietár­io das empresas que eram usadas para branquear o dinheiro.

Os dados já recolhidos pela investigaç­ão da PJ não são, aliás, muito diferentes do que está na ação cível interposta por um sócio, em que se pede a destituiçã­o de Luís Filipe Vieira. De que, de facto, o saco azul que teria sido detetado no Benfica - com o pagamento a empresas fictícias - servia para justificar o desvio de verbas para a Promovalor - a empresa que está no centro da polémica no que diz respeito à dívida do Grupo Espírito Santo.

No dia em que Vieira poderá conhecer as medidas de coação aplicadas por Carlos Alexandre, o cerco aperta-se contra o presidente dos encarnados. Também Rui Pinto continua a auxiliar as investigaç­ões da JuJu diciária, descodific­ando a muita informação que lhe foi apreendida quando foi detido em Budapeste, muita dela referente ao Benfica eà gestão de Luís Filipe Vieira.

Debaixo de fogo e correndo o sério risco de ver ser-lhe aplicada uma medida de coação privativa da liberdade, Vieira poderá mesmo ter de suspender funções - para tentar convencer o superjuiz do ‘Ticão’ de que não há risco de continuaçã­o da atividade criminosa.

Os interrogat­órios continuam hoje, depois de os advogados terem passado várias horas a consultar o processo. Se os arguidos falam, ou não, é a grande dúvida.

 ??  ??
 ??  ?? Luís Filipe Vieira foi ontem identifica­do pelo juiz de instrução Carlos Alexandre, mas só hoje é que deverá ser chamado para interrogat­ório. Ainda não se sabe se Vieira e os restantes arguidos vão falar
Luís Filipe Vieira foi ontem identifica­do pelo juiz de instrução Carlos Alexandre, mas só hoje é que deverá ser chamado para interrogat­ório. Ainda não se sabe se Vieira e os restantes arguidos vão falar
 ??  ?? Aparat o p o l i c i a l para proteger carrinha em que seguia Luís Filipe Vieira
Aparat o p o l i c i a l para proteger carrinha em que seguia Luís Filipe Vieira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal