Correio da Manha

MAIS TRÊS MIL BANCÁRIOS PERDEM O EMPREGO

BANCA DISPENSA TRABALHADO­RES

- RAQUEL OLIVEIRA

Os principais bancos têm em curso processos de despedimen­to ou rescisões, que poderão ditar a saída de mais cerca de três mil trabalhado­res do setor, admitiram ao CM fontes bancárias. O elevado número de pessoas envolvidas, depois de anos de reduções dos quadros, levou os sete sindicatos da Banca a unirem-se e a marcarem um protesto para amanhã, junto ao Parlamento.

A saída de trabalhado­res é transversa­l a várias instituiçõ­es que operam em Portugal, mas com maior impacto nos cinco maiores bancos, que concentrav­am no final do ano passado 61% do total de trabalhado­res do setor. Neste quadro destaca-se o Millennium BCP que já anunciou a saída de cerca de mil trabalhado­res e o Santander, cuja redução está próxima dos 700 profission­ais.

Trata-se de um momento “profundame­nte inusitado, desproporc­ionado e desumano” para os trabalhado­res, afirma ao CM Paulo Marcos, presidente do Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários. Mostra, acrescenta, como “estes trabalhado­res - que ainda há pouco se viu serem incansávei­s a preparar as moratórias - agora são violentame­nte descartáve­is”.

Paulo Marcos não tem memória de uma redução tão elevada de pessoas, em tão curto prazo de tempo e, aparenteme­nte, coincident­e, sobretudo após a saída de milhares de trabalhado­res nos últimos anos. Os cinco principais bancos – Caixa Geral de Depósitos, Millennium, BPI, Santander e Novo Banco – contabiliz­avam o ano passado menos 3741 trabalhado­res do que no final de 2016, segundo dados da Associação Portuguesa de Bancos.

A coberto da Covid os bancos estão “oportunist­icamente a fazer reduções substancia­is” nos q ua dr o s de pessoal, acusa ainda o dirigente sindical, recordando os lucros anunciados e recusando apontar o dedo à digitaliza­ção: “Não houve nenhuma alteração que justifique, as pessoas já usavam estes meios.”

CINCO PRINCIPAIS BANCOS CONTABILIZ­ARAM EM 2020 MENOS 3741 FUNCIONÁRI­OS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal