Correio da Manha

TRES ANOS DE ESCUTAS TRAMAM VIEIRA

LÍDER SUSPENSO PODE FALAR COM JESUS CONVERSAS TELEFÓNICA­S DO PRESIDENTE DO BENFICA GRAVADAS

- TÂNIA LARANJO/DÉBORA CARVALHO

Três anos de escutas telefónica­s tramaram Luís Filipe Vieira, o presidente do Benfica com funções suspensas desde sexta-feira. Ministério Público, Autoridade Tributária e o superjuiz Carlos Alexandre ouviram as conversas de Vieira, dos familiares e dos amigos durante os últimos anos, de forma ininterrup­ta. Todos os crimes pelos quais estão indiciados estão suportados por documentos bancários ou por conversas gravadas pela investigaç­ão e não deixam dúvidas das transferên­cias e dos fluxos de dinheiro. “Onde estão os crimes?”, perguntou no entanto Magalhães e Silva durante o primeiro interrogat­ório, fazendo um repto ao juiz: “Podemos ir já para julgamento.”

A acusação tem um entendimen­to diferente. A prova é naturalmen­te indireta, porque o dinheiro não prova o nexo de causalidad­e. No que diz respeito ao futebol há, por exemplo, pa g a mento de c o miss õ e s a Bruno Macedo e depois há os investimen­tos de Bruno Macedo nos negócios de Vieira. Há até um momento em que face a uma pergunta do Correio da Manhã - queríamos saber as ligações do empresário ao presidente do Benfica e ao seu filho - aquele muda as titularida­des de algumas empresas. Vieira e companhia dizem que nada disto é crime - há os negócios de Vieira presidente e os negócios de Vieira empresário - bem como, por exemplo, não há qualquer crime na venda de 25 por cento do Benfica. “Era um bom negócio do meu amigo José António dos Santos [conhecido como ‘Rei dos Frangos’]”, terá dito Vieira ao juiz Carlos Alexandre.

Ainda segundo o Correio da Manhã apurou, mesmo assim o juiz defendeu que os indícios são fortes. E que, nesta fase, estamos ainda no inquérito, não é necessário outro tipo de provas.

Ao longo dos interrogat­órios dos últimos dias, os arguidos ouviram as suas próprias conversaçõ­es - pelo menos as que foram usadas para sustentar os mandados de indiciação. Vieira tentou sempre mostrar naturalida­de e desvaloriz­ou algumas das conversas e dos termos usados.

DIZ QUE VENDA DE AÇÕES ERA NEGÓCIO DE AMIGO E NÃO ESTAVA ENVOLVIDO

PERGUNTA DO CM LEVA MACEDO A MUDAR TITULARES DE EMPRESAS

 ??  ??
 ??  ?? Conversas de Luís Filipe Vieira, dos familiares e dos amigos foram escutadas nos últimos anos de forma ininterrup­ta
Conversas de Luís Filipe Vieira, dos familiares e dos amigos foram escutadas nos últimos anos de forma ininterrup­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal