Correio da Manha

DOCENTES ENTRAM NOS QUADROS AOS 60 ANOS

DADOS Este ano há 67 docentes que vão vincular com mais de 60 anos, à beira da aposentaçã­o EDUCAÇÃO Fenprof avisa que rejuvenesc­imento tarda e metade da classe aposenta-se até 2030

- BERNARDO ESTEVES

Os 2455 professore­s que vão entrar este ano nos quadros do Ministério da Educação, através do concurso externo, têm uma média de idade de 46 anos. Há mesmo 67 professore­s que já têm mais de 60 anos, e 17 com mais de 65, segundo os cálculos realizados pelo blogue especializ­ado Arlindovsk­y. O mais velho é um professor de Inglês do 1º ciclo, com 68 anos.

“Os professore­s exercem a contrato durante anos a fio e vinculam muito tarde. Esta modalidade de vinculação pela

DOCENTE MAIS VELHO VAI INGRESSAR NA CARREIRA COM 68 ANOS DE IDADE

norma-travão não garante o rejuvenesc­imento da classe, e como não abrem lugares de quadro as escolas asseguram as necessidad­es através da contrataçã­o”, afirmou ao CM Vítor Godinho, responsáve­l da Fenprof pelos concursos.

O dirigente lembra que “mais de meta dedos professore­s efetivos vão aposentar-se até 2030, segundo números do Ministério da Educação”.

“Tem de haver a entrada na profissão de uma nova geração, mas não se vê isso a acontecer, nem se percebe como é que se vai atrair os mais jovens com as atuais condições que são oferecidas na profissão docente”, disse o dirigente sindical.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal