Correio da Manha

UNIÃO AUDIOVISUA­L JÁ AJUDOU 4500 FAMÍLIAS DA ÁREA DA CULTURA DESTE O INÍCIO DA PANDEMIA.

PANDEMIA Em 15 meses, associação distribuiu perto de 3 mil cabazes alimentare­s por 13 500 profission­ais da Cultura DOAÇÕES Particular­es, empresas e fundações contribuem para a causa

- MIGUEL AZEVEDO

Nascida há 15 meses, no início da pandemia, para ajudar o setor da Cultura que ficou sem trabalho, a União Audiovisua­l (UA) já acudiu cerca de 4 500 famílias, ou seja, perto de 13 500 pessoas. A associação distribuiu cerca de 3 mil cabazes alimentare­s com produtos de primeira necessidad­e de norte a sul. Entre os visados estão “músicos, técnicos, atores, artistas de circo, fadistas, maquilhado­res, produtores e muitos outros profission­ais”, refere ao CM Inês Sales, da UA.

LISBOA REGISTA MAIS SOLICITAÇÕ­ES, SEGUIDA DO PORTO E ALGARVE

L is boaéareg ião com mais pedidos de ajuda, seguindo-se Porto e Algarve, mas a UA, que arrancou com 11 pessoas e “conta hoje com 40 voluntário­s”, também já trabalha com polos em Coimbra, Margem Sul, Alentejo e Açores. A ideia é não deixar ninguém para trás e acudir a todas as necessidad­es. “Antes do providenci­armos a ajuda, estudamos todas as famílias, se têm bebés, crianças, adolescent­es, animais ou até se precisam de ajuda psicológic­a”.

A UA distribuiu, em média, 200 cabazes por mês, mas já chegou aos 350. As ajudas e doações chegam “de particular­es, de empresas e ultimament­e de fundações”, e a onda de solidaried­ade que se foi gerando em torno da UA é tão grande que Inês Sales credita que já foram organizada­s mais de uma centena de iniciativa­s solidárias em prol da associação, desde campanhas a concertos. “Há pessoas que até organizam ações antes de falarem connosco”. O futuro, refere a responsáve­l, passa por “chegar a todos os ramos das artes”. “Quando arrancámos julgávamos que íamos durar um mês ou dois. Agora sabemos que estamos para ficar”.

 ??  ?? Inês Sales, da União Audiovisua­l, associação que tem ajudado o setor da cultura com cabazes alimentare­s
Inês Sales, da União Audiovisua­l, associação que tem ajudado o setor da cultura com cabazes alimentare­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal