Correio da Manha

Vieiras e frangos

- Luciano Amaral Professor Universitá­rio

Imensa gente ficou surpreendi­da com as suspeitas que impendem sobre Luís Filipe Vieira por vários crimes. Não se percebe bem a surpresa: Vieira anda às voltas com a Justiça desde 1984, quando promoveu o roubo de um camião através de um ‘agente de cobranças difíceis’, tendo sido condenado a 20 meses de prisão em 1993 (e amnistiado por razões fortuitas). Desde então, perde-se a conta às vezes em que foi alvo de buscas da polícia e aos diversos processos em que aparece suspeito de envolvimen­to com entidades impolutas como o BPN e o BES, e até de viciação de resultados de futebol. Surpresa, é ter sido só agora.

Ou talvez não. Muita gente relembrou o episódio da Comissão de Honra à candidatur­a de Vieira no Benfica, onde estavam António Costa e Fernando Medina. De resto, estejamos cientes de que este caso faz parte da mole judiciária que vai de Sócrates a Berardo, passando por Salgado. Onde chegamos a um ponto importante: perante o caso de Vieira, muitos terão a tentação de acusar o futebol de ser um mundo infrequent­ável. Mas o futebol é aqui o menor dos males. Estes são casos de projectos empresaria­is duvidosos em que o futebol é apenas um instrument­o. Há uma entrevista do antigo cozinheiro da Churrasque­ira do Campo Grande em que ele diz que Vieira, nos anos 70, era fanático do Sporting. É sempre possível evoluir nos gostos clubístico­s (ou, no caso, involuir), mas talvez o que a história mostre é o uso do Benfica como mero elo de uma teia indo até à economia e à política.

O futebol em si é uma actividade popular que tem o mérito de unir gerações, classes sociais, etnias, países. Por isso é tão apetecível a sua instrument­alização. Mas o problema não está nele próprio e sim na utilização dele feita para chegar a objectivos muito mais graves e pernicioso­s, que custam muito mais a todos nós. Acusar o futebol seria não perceber nada.

O FUTEBOL É UMA ACTIVIDADE POPULAR.

POR ISSO É TÃO APETECÍVEL A SUA INSTRUMENT­ALIZAÇÃO

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal