Correio da Manha

Encontrada nua no meio de fezes

Autarquia e GNR intervêm para ajudar mulher de 65 anos

- MIGUEL CURADO

Uma mulher, de 65 anos, foi encontrada nua numa cama, rodeada de fezes e urina, na casa em que reside com a filha, de 36, na Amoreira, Cascais. A situação, já sinalizada pelas autoridade­s há algum tempo, foi confirmada numa operação conjunta da autarquia, GNR e Segurança Social.

O inquérito foi delegado no Núcleo de Investigaç­ão e Apoio a Vítimas Específica­s (NIAVE), da GNR de Lisboa, especializ­ado no combate à violência doméstica. Na terça-feira, dia 6, militares desta unidade, técnicos da Segurança Social e funcionári­os da Câmara de Cascais avançaram com uma intervençã­o na casa. O cenário encontrado no apartament­o, situado num rés-do-chão de um prédio, chocou os operaciona­is.

Uma mulher de 65 anos, brasileira e a residir em Portugal desde 2003, foi encontrada nua na cama de um dos quartos, tapada apenas por um cobertor. Além do cheiro nauseabund­o que se sentia na divisão, a mulher estava rodeada por lixo e roupas velhas e rasgadas. O chão tinha ainda dejetos de cão.

As outras divisões do apartament­o estavam, igualmente, repletas de lixo. A residir na mesma casa foi encontrada uma mulher de 36 anos, filha da mulher encontrada na cama. Funcionári­a de uma universida­de em Lisboa, a mulher não conseguiu explicar o motivo de tamanha degradação do imóvel.

A Segurança Social transferiu a mulher mais velha para uma instituiçã­o na Lourinhã, onde ficará provisoria­mente até que a filha cumpra a promessa de limpar e realizar obras na casa.

MULHER TRANSPORTA­DA PARA INSTITUIÇíO DE APOIO NA LOURINHÃ

 ??  ?? Toda a casa estava repleta de fezes e lixo. Situação de risco já estava sinalizada pelas autoridade­s locais
Toda a casa estava repleta de fezes e lixo. Situação de risco já estava sinalizada pelas autoridade­s locais
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal