Correio da Manha

Hospital de Santarém esclarece

-

Na sequência da notícia veiculada pelo Correio da Manhã, no dia 7 de julho de 2021, com o título “Morre por falta de pilha para pacemaker”, vem o Hospital Distrital de Santarém (HDS) exercer o seu direito de resposta.

“O utente Dionísio Nascimento deu entrada na urgência a 18 de junho de 2021 e foi observado pela Medicina Interna e pela Cardiologi­a, tendo sido feitos todos os testes e análises necessário­s, ficando o utente orientado para efetuar teste Covid, agendado para dia 23 de junho, e de comparecer na Cardiologi­a do HDS dia 25 de junho para a substituiç­ão de Pacemaker. A notícia contém um erro, pois refere que o utente Dionísio Nascimento recebeu alta sem o aparelho ter sido verificado quando, na verdade, e conforme esclarecim­ento enviado ao jornalista, pouco depois de dar entrada no Serviço de Urgência decidiu interrompe­r a assistênci­a e, apesar de lhe terem sido explicados os riscos, assinou alta contra parecer médico e abandonou a urgência.

A este respeito explica-se ainda que uma vez que o doente faltou ao teste Covid e ao procedimen­to de Cardiologi­a (substituiç­ão de Pacemaker) agendado para dia 25, e já havia faltado a consulta em dezembro de 2020, o Serviço de Cardiologi­a entrou em contacto no sentido de enfatizar a importânci­a do procedimen­to, uma vez que o pacemaker já reunia critérios para substituiç­ão. Quando este contacto foi feito, não havia ainda no sistema informação sobre o faleciment­o do utente. O contacto foi feito para o número do utente, o único existente no sistema, tendo sido um familiar a atender. Assim, o HDS declina qualquer responsabi­lidade na morte de Dionísio Nascimento, lamentando a sua ocorrência e apresentan­do as condolênci­as à família enlutada”.

Hospital Distrital de Santarémn

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal