Correio da Manha

CONSTANÇA É EXEMPLO DE CORAGEM E LUTA

Luta de jovem doente com fibrose quística emociona os portuguese­s que lembram a sua resiliênci­a ao longo dos últimos meses Medicament­o inovador chegou às mãos da jovem em abril, mas não conseguiu travar morte prematura

- ANDRÉ FILIPE OLIVEIRA/ /MIGUELAZEV­EDO

AConstança mostrou ao mundo o significad­o de ‘acreditar’ e tornou-se numa inspiração para todos nós.” As palavras são da família, que confirmava assim, no domingo à noite, a morte de Constança Braddell, aos 24 anos, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Doente com fibrose quística, não resistiu a diversas complicaçõ­es do seu quadro clínico, que se agravou no decorrer das últimas duas semanas, devido a um pneumotóra­x (colapso total ou parcial do pulmão).

A notícia levou os portuguese­s a enviarem mensagens de apoio à família da jovem, que acompanhou de perto o seu sofrimento. Constança é lembrada por muitos como “uma força da natureza” e “uma inspiração para quem sofre desta doença”. Os testemunho­s emotivos estendem-se, também, a várias caras conhecidas, que acompanhav­am o caso dC de Constança t d desde de março passado, quando esta gritou ao Mundo o seu desespero e pediu para ter acesso a um medicament­o inovador.

Lourenço Ortigão foi um dos que ficou “em choque” com a partida da jovem. “Não conhecia pessoalmen­te a Constança, trocámos apenas umas mensagens, e tocou-me muito a sua força e vontade de viver”, registou. A atriz Alexandra Lencastre ou a cantora April Ivy

PNEUMOTÓRA­X LEVOU À MORTE DE JOVEM DOENTE COM FIBROSE QUÍSTICA

PERSONALID­ADES DEIXAM PALAVRAS DE APOIO AOS FAMILIARES DE CONSTANÇA

também dedicaram palavras de apoio à família.

Em Portugal, há cerca de 400 doentes com fibrose quística, sendo que a esperança de vida situa-se nos 50 anos. A pneumologi­sta Pilar Azevedo, do Hospital Santa Maria, refere que um número “muito significat­ivo” de doentes com fibrose quística em tratamento com medicament­os modulares (entre eles o Kaftrio, que ainda está em fase de aprovação final pelo Infarmed), já apresentam claras melhorias.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal