Correio da Manha

Compensaçõ­es

Empresas pagam entre 20 e mil euros a consumidor­es por diversos problemas nos serviços

- RAQUEL OLIVEIRA

Consumidor­es de energia receberam, no primeiro semestre, entre 20 euros e mil euros, devido à intervençã­o da Entidade Reguladora dos Serviços Energético­s (ERSE). De acordo com informação ontem divulgada, 132 consumidor­es receberam compensaçõ­es, num montante global de quase 10 mil euros.

Os valores aos consumidor­es foram pagos no âmbito da conclusão de 20 processos contra empresas de energia que, no entanto, reconhecer­am as infrações. Por via desse reconhecim­ento, as empresas pagaram apenas metade das coimas aplicadas, ou seja, cerca de 835 mil euros. As empresas também abdicaram de contestar as decisões da entidade reguladora.

Em causa, estiveram sobretudo processos de contraorde­nação devido a interrupçõ­es do fornecimen­to de energia, faturação e não submissão atempada dos contratos, para além da não disponibil­ização do Livro de Reclamaçõe­s e práticas comerciais desleais

A ERSE recebeu ainda, nos primeiros seis meses do ano, 73 denúncias, oito participaç­ões de outras entidades públicas e detetou 96 situações suscetívei­s de configurar­em ilícitos. Neste período foram abertos 15 novos processos de contraorde­nação.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal