Correio da Manha

Cheque milionário chega este mês

PRAZO Primeiro pagamento deverá chegar no fim do mês. Falta só assinar contratos com Bruxelas AVISO Marcelo insiste em uso eficaz e transparen­te dos fundos, seja qual for o governo em funções

- WILSON LEDO

Portugal e Bruxelas estão alinhados na meta: ter o primeiro cheque da bazuca europeia, de cerca de dois mil milhões de euros, a chegar ao País ainda no final de julho.

Os ministros das Finanças deram ontem luz verde ao Plano de Recuperaçã­o e Resiliênci­a português. Falta agora que a Comissão Europeia e Portugal assinem, nos próximos dias, os acordos de financiame­nto e de empréstimo.

Para o ministro João Leão, “este plano chega na altura certa para a economia portuguesa”. Já o primeiro-ministro, António

PLANO PORTUGUÊS VALE 16,6 MIL MILHÕES DE EUROS NO SEU TODO

Costa, destacou, na rede social Twitter, a “unanimidad­e” no Ecofin da aprovação, dizendo ser agora “tempo de agir”.

O primeiro pagamento equivale a 13% do plano de 16,6 mil milhões de euros apresentad­o por Portugal. Assim, o País terá já à disposição 1800 milhões a fundo perdido e outros 350 milhões em empréstimo­s.

Com tanto dinheiro a entrar, o Presidente da República pediu ontem um “máximo aproveitam­ento”, com “eficiência e transparên­cia”. Marcelo Rebelo de Sousa alerta que a estratégia deve ser levada até ao fim, em 2026, “independen­temente de quem exerça a cada momento funções governativ­as”.

 ??  ?? Ministro das Finanças, João Leão, espera ver chegar a primeira tranche da bazuca a Portugal até final deste mês
Ministro das Finanças, João Leão, espera ver chegar a primeira tranche da bazuca a Portugal até final deste mês
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal