Correio da Manha

Um desembarqu­e que mudou Cuba e a História do séc. XX

-

Quando, a 26 de julho de 1953, Fidel Castro e uma centena de guerrilhei­ros atacaram o Quartel Moncada ninguém antecipava que, em apenas cinco anos, um regime apoiado pelos todo-poderosos EUA pudesse cair às mãos dos revolucion­ários barbudos.

Até lá chegar, Fidel foi preso e condenado, após um julgamento em que se defendeu a si mesmo, usando o tribunal como palco para uma muito eficaz propaganda. Em 1955, sob pressão internacio­nal, o ditador Fulgencio Batista indultou os presos políticos, entre eles Fidel, não podendo adivinhar que libertava o homem que o viria a derrubar.

Exilado no México, Fidel preparou um regresso que marcou a História. Num barco delapidado e pequeno (18 metros e 12 lugares) ele e Che Guevara fizeram embarcar, em 1956, 82 guerrilhei­ros e uma ambição desmedida. O desembarqu­e do ‘Granma’ seria o ponto de partida de uma luta que mudou Cuba até aos nossos dias. Após o desembarqu­e, entrinchei­raram-se na sierra Maestra, de onde combateram as tropas do regime, apoiadas por aviação e artilharia. Usando uma guerra de desgaste que inspirou tantos movimentos de esquerda pelo Mundo, Fidel venceu em dezembro de 1958, mas só a 8 de janeiro entrou em Havana, após uma lenta marcha triunfal por Cuba.

FIDEL E CHE ‘INVADIRAM’ A ILHA COM UM PUNHADO DE GUERRILHEI­ROS

 ??  ?? Fi del e Che Guevara recebem em 1960 o líder soviético Anastas Mikoyan
Che Guevara com Fidel durante a guerra de guerrilha na sierra Maestra
Fi del e Che Guevara recebem em 1960 o líder soviético Anastas Mikoyan Che Guevara com Fidel durante a guerra de guerrilha na sierra Maestra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal