Correio da Manha

A hora de Cuba

- Alfredo Leite Diretor-Adjunto

Alguns dos poucos turistas que nestes dias de pandemia se aventurara­m por Havana, talvez à procura de saborear um cada vez menos tradiciona­l ‘mojito’ na Bodeguita del Medio, terão testemunha­do algo raro: uma rebelião nas ruas da capital cubana – com réplicas noutras cidades –, onde muitos dos que ousaram gritar “Liberdade!” e “Pátria ou vida” (em oposição ao icónico “Pátria ou morte”, de Fidel), acabaram na cadeia.

A última vez que a revolucion­ária ilha das Caraíbas viu algo idêntico foi há três décadas, quando o desmoronam­ento da antiga União Soviética deixou o país de Fidel Castro politicame­nte órfão e a economia asfixiada até agora. Não é um cenário muito diferente daquele que Cuba vive hoje. A circunstân­cia que espoletou os protestos é, desta vez, mais abrangente.

A pandemia que está a causar uma insustentá­vel crise sanitária no país, agravada pela escassez de vacinas, é a mesma que afastou os turistas secando a principal fonte de receita cubana. Sem dólares, nem euros, a comida que já era escassa tornou-se um luxo, os apagões energético­s frequentes passaram a permanente­s e o esquizofré­nico sistema monetário complicou-se ainda mais, sufocando os poucos com alguma liquidez.

Podem os sucessores da dinastia Castro continuar a culpar o embargo norte-americano por todos os males de Cuba. É certo que são inaceitáve­is as medidas de bloqueio impostas por Trump a Havana – e não revistas por Biden. Mas é igualmente certo que é o partido comunista cubano o único responsáve­l pelo travão colocado na reforma económica e nos tímidos ensaios de alguma abertura política. É, por isso, legítimo que a martirizad­a população cubana perca o medo sistémico e culpe agora nas ruas quem governa e oprime.

E talvez seja tempo de alguma esquerda nostálgica ocidental fazer o mesmo, porque a hora de Cuba pode ter chegado.

TALVEZ SEJA TEMPO

DE ALGUMA ESQUERDA

NOSTÁLGICA CULPAR

QUEM GOVERNA E OPRIME OS CUBANOS

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal