Correio da Manha

VIOLÊNCIA REGRESSA AO PAÍS QUE MANDELA UNIU

PROTESTOS Estalaram na sexta-feira depois de Zuma se entregar para cumprir 15 meses de cadeia por desrespeit­o ao tribunal e depressa se tornaram violentos

- F. J. GONÇALVES

AÁfrica do Sul vive desde sexta-feira uma onda de revolta que o presidente Cyril Ramaphosa classifico­u como a mais grave desde antes do fim do apartheid, selado em 1991. Mais de 70 pessoas morreram e quase 1300 foram detidas durante tumultos iniciados após a detenção do ex-presidente Jacob Zuma.

Centenas de centros comerciais e outras lojas foram saqueadas, entre eles comércios de portuguese­s. A violência levou o presidente a colocar tropas nas ruas nas províncias de Gauteng e KwaZulu-Natal, de onde Zuma é originário.

A detenção de Zuma foi o gatilho que disparou uma revolta que se avolumava há muito, contra a pobreza e a injustiça, agravadas pelas restrições da pandemia, pel a s q uai s Ramaphosa é responsabi­lizado.

Zuma, condenado a 15 meses de cadeia, é o primeiro ex-presidente da África do Sul democrátic­a a ser detido. Mas essa vitória do sistema judicial fica manchada pela desordem em curso, reveladora das divisões e ódios que persistem no país que Mandela pacificou e uniu.

DESORDEM REVELA ÓDIOS E DIVISÕES PERSISTENT­ES NUM PAÍS DESIGUAL

CENTENAS DE CENTROS COMERCIAIS E OUTRAS LOJAS FORAM PILHADOS

 ??  ?? Centenas de comércios foram pilhados entre os quais lojas de portuguese­s
Maioria das vítimas perdeu a vida em acidentes durante protestos e saques
Durban está mergulhada no caos devido a saques e vandalizaç­ão de comércios
Centenas de comércios foram pilhados entre os quais lojas de portuguese­s Maioria das vítimas perdeu a vida em acidentes durante protestos e saques Durban está mergulhada no caos devido a saques e vandalizaç­ão de comércios
 ??  ?? Protestos assumiram caráter
violento e fizeram mais de 70 mortos
Protestos assumiram caráter violento e fizeram mais de 70 mortos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal