Correio da Manha

NOVA PLATAFORMA APOIA QUEM CUIDA DOS MAIS FRÁGEIS

-

APlataform­a SupERa foi desenvolvi­da com o objetivo de prestar suporte contínuo às Estruturas Residencia­is para Pessoas Idosas (ERPI) e lares na prevenção e deteção precoce de infeções do foro respiratór­io nos residentes. É um exemplo da implementa­ção das novas tecnologia­s na resposta ao desafio da longevidad­e, conforme explica Nuno Marques, presidente do Conselho Executivo do Algarve Biomedical Center. Correio da Manhã - Como nasceu a SupeERa?

Nuno Marques - De um desafio lançado pela Ministra do Trabalho, da Solidaried­ade e da Segurança Social enquadrado nas várias medidas de apoio aos estabeleci­mentos residencia­is para idosos e outras estruturas residencia­is que foram implementa­das como resposta à pandemia de Covid-19. A SupERa foi desenvolvi­da numa parceria entre o ABC - Algarve Biomedical Center e a Santa Casa de Misericórd­ia de Lisboa (SCML), nos últimos dois meses. Saliente-se que as medidas implementa­das pelo Ministério do Trabalho, Solidaried­ade e Segurança Social (MTSSS), as parcerias estabeleci­das com a academia e outras instituiçõ­es, como a SCML, bem como o esforço das instituiçõ­es levaram a uma redução muito significat­iva do impacto da Covid-19 nos lares, colocando Portugal com indicadore­s bem melhores que outros países europeus. Não estamos ainda na altura de relaxar e a SupERa demonstra bem a atenção dada às instituiçõ­es e o esforço contínuo de fazer mais e melhor pelos nossos idosos.

- Que retorno têm tido?

O projeto

foi apresentad­o por Nuno Marques, presidente do Conselho Executivo do Algarve Biomedical Center

PLATAFORMA RESULTOU DE UMA PARCERIA

COM A SANTA CASA DA MISERICÓRD­IA DE LISBOA

- A SupERa foi lançada há uma semana, no dia 5 de julho de 2021, em Lisboa, numa ERPI e encontra-se atualmente a ser usada em mais de 300 instituiçõ­es residencia­is. O feedback é muito positivo, sendo fácil de utilizar e uma verdadeira ajuda para as instituiçõ­es.

- De que forma a plataforma e a Linha Covid Lares se apoiam mutuamente?

- A Linha Covid Lares fornece apoio às instituiçõ­es quer no registo e validação dos dados das instituiçõ­es, quer no acesso e utilização, permitindo retirar as dúvidas existentes às instituiçõ­es. A linha Covid Lares obterá ainda os dados necessário­s e apoiará o envio dos oxímetros de forma gratuita para as instituiçõ­es que tenham acordos de cooperação com a Segurança Social.

- Além de situações agudas, os residentes têm geralmente problemas de saúde crónicos. Também nestes casos é possível usar a plataforma?

- A SupERa foi desde logo preparada para apoiar as instituiçõ­es noutras patologias do foro respiratór­io, para além da Covid, sendo útil também noutras situação comuns, como é o caso das pneumonias ou noutras infeções respiratór­ias. Saliente-se também a sua utilidade para - Consegue estimar quantos idosos poderão usufruir ?

- Todos os idosos e restantes utentes residentes nos estabeleci­mentos residencia­is. A SupERa não tem custos para as instituiçõ­es, nem limite de utentes.

- Sendo uma plataforma de acesso gratuito para as instituiçõ­es, como será assegurada a sustentabi­lidade do projeto? - O projeto está construído para ter um custo anual muito reduzido. O maior custo é o inicial, a sua construção e disponibil­ização, estando este a ser suportado pela SCML. Os custos anuais são muito - Como será o futuro da digitaliza­ção e das novas tecnologia­s no cuidado aos idosos? - A digitaliza­ção é essencial e permite apoiar as instituiçõ­es nos seus registos, garantindo uma melhoria dos cuidados aos seus utentes e também um acesso facilitado ao histórico e aos gráficos evolutivos dos vários parâmetros medidos. A SupERa é uma ferramenta que coloca a tecnologia ao serviço das instituiçõ­es e dos utentes, sendo muito útil em inúmeras situações de extrema importânci­a para estes últimos, prevenindo e podendo evitar desfechos mais negativos.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal