Correio da Manha

Monitoriza­ção de sintomas respiratór­ios assumiu maior importânci­a

-

u Facilitar o registo e monitoriza­ção dos níveis de saturação de oxigénio, temperatur­a e frequência respiratór­ia dos residentes em Estruturas Residencia­is para Pessoas Idosas (ERPI) e lares residencia­is, bem como de outras informaçõe­s clínicas relevantes é o objetivo da plataforma SupERa .

Os registos obtidos pelo sistema de monitoriza­ção ficam posteriorm­ente disponívei­s numa área reservada da instituiçã­o e facilitam a análise da evolução das medições daqueles parâmetros de saúde para cada residente.

Para cada conjunto de medições de um residente, a plataforma produz alertas numa escala de três cores (verde, amarelo e vermelho) que orientará os profission­ais na tomada de decisão perante o quadro clínico do residente, que pode ser considerad­o normal, a necessitar de vigilância, ou a necessitar de outros níveis de atuação (nomeadamen­te, contacto para a Linha SNS 24).

O uso da SupERa evita registos em papel e torna mais eficientes as rondas dos profission­ais porque os registos podem ser gravados diretament­e na SupERa por meio de um smartphone ou tablet.

A Linha Covid Lares tem estado a realizar chamadas de divulgação da SupERa junto de todas as instituiçõ­es. Além da apresentaç­ão da plataforma, dos seus objetivos e mais-valias, também pode ser concluído o processo de ativação por via telefónica. No âmbito da SupERa, as ERPI podem beneficiar de um oxímetro digital gratuito logo após a concretiza­ção da ativação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal