Correio da Manha

GASOLINEIR­AS AUMENTAM MARGENS DE LUCRO

ESTUDO Análise aos preços da gasolina do gasóleo revelam que as gasolineir­as ganham cada vez mais dinheiro CONCLUSÃO Combustíve­is estão nos valores mais altos dos últimos anos

- RAQUEL OLIVEIRA

As margens de comerciali­zação dos combustíve­is bateram máximos o ano passado e mantêm-se este ano acima dos valores de 2019, revelou ontem a Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE). Em março de 2020, o preço da gasolina incluía uma margem de 36,8 cêntimos por litro e o gasóleo 29,3 cêntimos, segundo o estudo divulgado.

A análise mostra que a margem média da gasolina do primeiro semestre de 2020 se fixou em 25 cêntimos, mais sete cêntimos do que no mesmo período de 2019, tendo baixado um cêntimo nos seis primeiros meses deste ano. No gasóleo, a mar

VALOR MÁXIMO DE 0, 36 € NA GASOLINA E DE 0,29 € NO LITRO DE GASÓLEO

gem média foi de 24 cêntimos nos primeiros seis meses de 2020, mais cinco cêntimos do que em 2019, tendo descido três cêntimos já este ano.

O estudo confirma “que os preços médios de venda ao público estão em máximos de dois anos, em todos os combustíve­is”. No entanto, garante que “esta subida é mais justificad­a pelo aumento dos preços antes de impostos e das margens brutas do que pelo aumento da fiscalidad­e”. Estas margens correspond­em aos custos das gasolineir­as e aos lucros das petrolífer­as.

A carga fiscal não aumentou significat­ivamente nos últimos três anos, mas mantém-se acima da média europeia: num litro de gasolina, 59% do preço vai para os impostos, baixando no gasóleo para 54%.

 ??  ?? Subida dos combustíve­is é justificad­a pela ENSE com os aumentos dos preços do petróleo e das margens de lucro
Subida dos combustíve­is é justificad­a pela ENSE com os aumentos dos preços do petróleo e das margens de lucro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal