Correio da Manha

MARQUISE M COM PISCINA AMEAÇA AM CASA DE PATRÍCIO

QUEIXAS Moradores alertam para sobrecarga e danos na estrutura do prédio. Temem catástrofe NOVO Peritagem conclui que construção ilegal no topo do edifício pode provocar colapso sem aviso

- JOSÉ DURÃO

Construçõe­s ilegais no topo de um edifício na avenida Adelino Amaro da Costa, e m L e i r i a , n o meada ment e marquises e piscinas construída­s por residentes sem licenciame­nto municipal, estão a causar preocupaçõ­es sérias aos moradores, que temem que o prédio não resista ao peso extra.

Um dos casos mais gritantes é o de uma piscina com seis metros de compriment­o e três de largura, cujo somatório entre a estrutura e a água necessária ronda as 50 toneladas, instalada no telhado, contra a parede de uma das casas do guarda-redes Rui Patrício no edifício.

“A casa dele está encostadís­sima à piscina”, explicou ao CM Manuel Pereira, residente no prédio desde a sua inauguraçã­o, há onze anos. “Caso haja uma rutura, ele será dos primeiros a sentir consequênc­ias”, notou. “Há famílias com crianças que têm quartos encostados. Estão a dormir debaixo da piscina”, exclamou. Manuel Pereira apontou ainda “problemas de construção, agravados agora com pesos desta natureza”.

A pedido do condomínio, foi realizada uma peritagem técnica ao edifício, em abril, que concluiu que, “não estando prevista aquela sobrecarga, então a piscina e toda a estrutura de apoio não devia ter sido instalada”. O perito responsáve­l pela avaliação referiu ainda que “podem estar criadas as condições para que se possa desencadea­r o mecanismo de rutura da laje”, resultante de um fenómeno de punçoament­o, “um mecanismo de colapso local associado a uma rutura frágil, e praticamen­te sem aviso”. O relatório apontou ainda vários indícios de sobrecarga no edifício, tais como ladrilhos caídos da fachada e tijolos deformados e fragmentad­os pelo peso a que estão submetidos. A situação é idêntica à ocorrida em Miami, EUA, no final de junho, quando o colapso de um edifício custou a vida a pelo menos 95 pessoas.

Questionad­a pelo CM, a Câmara de Leiria informou ter realizado uma vistoria ao local, em resposta às queixas recebidas. Embora não se tenha referido ao risco de punçoament­o, concluiu que a piscina ilegal “poderá pôr em risco a segurança e salubridad­e de pessoas e bens”. Ordenou ainda o esvaziamen­to imediato da piscina.

CÂMARA DÁ ORDEM PARA ESVAZIAMEN­TO IMEDIATO DA PISCINA APÓS VISTORIA

 ??  ??
 ??  ?? 1Prédio está localizado numa zona nobre da cidade de Leiria 2 Pi scina cheia pesa 50 toneladas
1Prédio está localizado numa zona nobre da cidade de Leiria 2 Pi scina cheia pesa 50 toneladas
 ??  ?? Rui Patrício é dono de habitação “encostadís­sima” à estrutura ilegal
Rui Patrício é dono de habitação “encostadís­sima” à estrutura ilegal
 ??  ?? 3Telhados com várias marquises ilegais e outra piscina
3Telhados com várias marquises ilegais e outra piscina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal