Correio da Manha

JMJ em Angola

- D. Américo Aguiar Bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude iniciaram a sua peregrinaç­ão para anunciar, preparar e convocar os jovens para a JMJ Lisboa 2023. Estão agora em Angola e já têm encontros marcados na Polónia, na vizinha Espanha e, claro, nas 21 dioceses de Portugal.

A peregrinaç­ão dos símbolos, um dos sinais mais carismátic­os das Jornadas, tem-se revelado sempre capaz de criar aquela proximidad­e que se abre a um esperado encontro com Cristo, e este é o fim principal de todos os encontros mundiais de jovens com o Papa. E é o que está a acontecer em Angola, junto à Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude e ao Ícone de Nossa Senhora! Com os símbolos da JMJ, os jovens angolanos estão a iniciar uma peregrinaç­ão espiritual e a viver um momento único de evangeliza­ção, fazendo-se sentir um entusiasmo crescente pelo encontro que vai decorrer em Lisboa, em 2023. E assim esperamos que continue!

Na determinaç­ão de fazer chegar a notícia da realização da JMJ em Portugal a todos os cantos da terra, queremos criar relação com o maior número possível de países e sobretudo com as comunidade­s portuguesa­s espalhadas pelos cinco continente­s. Queremos fazer pontes com cada emigrante que um dia teve de sair da nossa terra para lutar por melhores condições de vida. Agora, são também eles verdadeiro­s embaixador­es da nossa forma de bem acolher, da nossa cultura e das causas e feitos que nos distinguem. Desejamos que a preparação e a realização da JMJLisboa2­023, comece a figurar entre esses feitos, entre os acontecime­ntos que ficam na História e ajudam a narrar o Portugal contemporâ­neo.

Neste momento o nosso grande propósito é fazer chegar o convite a TODOS para o encontro mundial com o Papa. E há sinais a mostrar que está chegar longe: nestes dias ficou disponível a versão oficial do hino da JMJ em chinês! Venham daí… Mesmo todos!

QUEREMOS FAZER

PONTES COM CADA EMIGRANTE QUE UM DIA TEVE DE SAIR DA NOSSA TERRA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal