Correio da Manha

Medicament­os contra dores batem recorde

Portuguese­s compram perto de 11 600 caixas por dia destes remédios com prescrição

- ANA MARIA RIBEIRO

Oconsumo de medicament­os opioides está a crescer em Portugal e a pandemia potenciou a procura destes derivados morfínicos “porque as pessoas, quando andam mais ansiosas, somatizam mais” e sentem–ou relatam– mais dor, diz o psiquiatra Pedro Carvalho. Se em 2019 foram consumidas cerca de 4,1 milhões de embalagens destes medicament­os (11 215 por dia), em 2020 o número atingiu perto de 4,2 milhões (11 350/dia), revelam dados cedidos ao CM pelo Infarmed.

Neste ano, só em quatro meses, de janeiro a abril, os portuguese­s já consumiram quase 1,4 milhões de caixas de remédios opioides (aproximada­mente 11 600 por dia). Armando Barbosa, anesteseol­ogista e especialis­ta no tratamento da dor, garante, porém, que “apesar de haver o risco desses medicament­os serem consumidos para fins recreativo­s, em Portugal não existe um consumo excessivo destas substância­s, que são receitadas sob prescrição médica com controlo grande”. O médico relaciona o aumento do consumo de medicament­os opioides com o envelhecim­ento da população.

“A dor crónica está associada ao avançar da idade: quanto mais idosos somos, mais dores temos e as doenças osteoartic­ulares e degenerati­vas justificam a necessidad­e de recorrer a esse ti pode medicação ”, sublinha Armando Barbosa, lembrando que o primeiro confinamen­to foi um momento crítico. “O facto de as pessoas terem deixado de ter uma vida ativa, terem-se tornado mais sedentária­s, levou à perda de massa muscular e, consequent­emente, aumentou a incidência da dor crónica”, explica.

Pedro Carvalho diz que é expectável que, a par dos antidepres­sivos e das benzodiaze­pinas, o consumo de opioides venha a aumentar ainda mais no pós-Covid. “As depressões dão-se sempre no pós-guerra. Até lá ainda temos a adrenalina a funcionar”, alerta.

DEPENDÊNCI­A PODERÁ AGRAVAR-SE AINDA MAIS NO PERÍODO PÓS-COVID

 ??  ?? Envelhecim­ento da população é uma das justificaç­ões para o aumento do consumo de opioides no nosso país
Envelhecim­ento da população é uma das justificaç­ões para o aumento do consumo de opioides no nosso país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal