Correio da Manha

“Temos de ser rápidos na luta pelo clima”

ALERTA Chanceler alemã promete ajuda a regiões afetadas. Número de mortos continua a subir

- MANUELA GUERREIRO* *COM AGÊNCIAS

Temos de nos apressar, temos de ser mais rápidos na luta contra as alterações c l i máti c a s ” , di s s e o nt e m a chanceler alemã, Angela Merkel, que visitou as áreas afetadas pelas chuvas torrenciai­s e prometeu ajuda financeira rápida. Chocada com o que viu na região da Renânia-Palatinado, um “panorama surreal e fantasmagó­rico”, Merkel até disse que a língua alemã “tem dificuldad­es em encontrar palavras para descrever a devastação causada”.

No rescaldo da intempérie de proporções históricas que assolou a Europa central na semana passada, trabalha-se em contrarrel­ógio, procuram-se sobreviven­tes, limpam-se as vias, restabelec­em-se comunicaçõ­es. E contam-se os mortos, porque o número de vítimas continua a subir - o último balanço oficial aponta para 190 vítimas mortais, 159 das quais na Alemanha e 31 na Bélgica. Nalguns locais, as equipas de resgate aguardam que o nível das águas desça para encontrar mais corpos, tendo em conta que ainda há dezenas de pessoas incontactá­veis e dadas como desapareci­das. Rios de lama mostram devastação e caos.

Luxemburgo, Suíça e Países Baixos também foram afetados, com diques rebentados e aldeias aldeias inteiras evacuadas.

Dada a dimensão dos estragos, Angela Merkel disse que “o governo federal e as regiões atuarão em conjunto para restabelec­er, gradualmen­te, a ordem” .

Preocupada com os fenómenos climatéric­os extremos, a chanceler afirmou que os governos têm de melhorar os seus esforços para enfrentar o impacto da mudança climática. Isto depois da Europa ter delineado um pacote de medidas para uma economia com impacto neutro no clima até 2050.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? 1Devastaçã­o e caos na cidade alemã de Bad Münstereif­el 2 Nível das águas mantém-se elevado nalguns locais. Equipas de resgate procuram vítimas 3 Rio Ahr, afuente do Reno, devastou a aldeia de Schuld, na Renânia-Palatinado
1Devastaçã­o e caos na cidade alemã de Bad Münstereif­el 2 Nível das águas mantém-se elevado nalguns locais. Equipas de resgate procuram vítimas 3 Rio Ahr, afuente do Reno, devastou a aldeia de Schuld, na Renânia-Palatinado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal