Correio da Manha

CINCO MESES DE SALÁRIOS VÃO PARA O FISCO

ESTRATÉGIA Sociais-democratas pretendem que projeto baixe à especialid­ade sem votação OPOSIÇÃO Liberais querem forçar o voto, mas se isso acontecer o PS tem a vantagem

- SALOMÉ PINTO/SÓNIA DIAS

Os partidos políticos debatem e votam hoje, no Parlamento, um projeto do Iniciativa Liberal (IL) que pretende revogar o polémico artigo 6º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital que cria entidades habilitada­s a atribuir selos de qualidade ou de ‘fact checking’ à informação. Em discussão e votação estão ainda as propostas do CDS - que também pede a anulação do polémico artigo - e do PS, que tem como objetivo acabar com críticas de limitações à liberdade de expressão.

SÓ COM UNANIMIDAD­E É QUE OS DIPLOMAS PODEM BAIXAR À ESPECIALID­ADE

Porém, existe uma forte probabilid­ade de nada disto acontecer, já que, sabe o CM, o PSD vai propor que os diplomas baixem à especialid­ade, voltem a ser discutidos, e só sejam votados depois do verão, já na próxima sessão legislativ­a. O objetivo é limar as proposta do PS de forma a eliminar quaisquer dúvidas sobre censura. Isto só acontecerá, porém, se todos os partidos concordare­m.

Mas o CM sabe que o IL quer forçar a votação do seu projeto. E é muito provável que seja chumbado. Tudo indica que o PS tem a vantagem, com o BE e o PAN do seu lado, sendo que este último irá, igualmente, apresentar uma proposta.

Quanto aos restantes partidos, o Chega, de André Ventura, vai votar a favor dos projetos do IL e do CDS, e abster-se no do PS.

Os Liberais vão votar a favor do diploma do CDS e contra o do PS, enquanto o PCP votará a favor do CDS e IL e rejeitará a proposta do PS, em conformida­de com o que já tinha votado antes na especialid­ade.

 ??  ?? O polémico artigo 6º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital é hoje discutido em plenário
O polémico artigo 6º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital é hoje discutido em plenário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal