Correio da Manha

Guarda prisional leva castigo pesado

DECISÃO Condenado por introduzir droga na cadeia ao longo de 7 anos

- SECUNDINO CUNHA

Por ter especial obrigação no cumpriment­o da lei, o guarda prisional José Manuel Coelho, que ao longo de 7 anos, entre 2012 e 2019, foi elemento chave na introdução de droga no Estabeleci­mento Prisional de Paços de Ferreira, onde trabalhava, foi condenado a 13 anos e meio de cadeia.

No banco dos réus sentaram-se vinte arguidos, dos quais cinco foram condenados a penas de prisão efetiva. Para além de José Coelho, Joel Rodrigues, considerad­o o principal traficante, vai ter de cumprir 12 anos de cadeia, Mário Barros dez anos, José Oliveira sete anos e meio e Diamantino Oliveira seis anos e três meses de cadeia.

“Este grupo criou uma teia mais difícil de quebrar do que os muros da cadeia”, disse a presidente do coletivo de juízes, lembrando a “especial gravidade” dos atos praticados pelo guarda prisional.

O esquema estava de tal forma bem montado que operou na cadeia de Paços de Ferreira ao longo de sete anos sem que ninguém conseguiss­e colocar-lhe travão. Para além de droga, o guarda ajudava também a introduzir na cadeia telemóveis e cartões SIM.

O Tribunal sublinhou o facto de as penas terem sido “pesadas” e lembrou que no período em que os crimes foram praticados, este estabeleci­mento prisional vivia “uma situação de facilitism­o generaliza­do”, a que acresciam deficiênci­as como “videovigil­ância obsoleta” e “falta de guardas atendendo à sobrelotaç­ão da cadeia”. Os restantes 15 arguidos viram as penas suspensas.

GUARDA PRISIONAL LEVOU A MAIS PESADA DAS PENAS APLICADAS A 20 ARGUIDOS

 ??  ?? José Coelho seguiu para o Estabeleci­mento Prisional de Évora, onde já se encontrava detido preventiva­mente
José Coelho seguiu para o Estabeleci­mento Prisional de Évora, onde já se encontrava detido preventiva­mente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal