Correio da Manha

Aumentam transplant­es cardíacos e pulmonares

INTERVENÇÕ­ES READAPTAÇíO Primeiro semestre do ano revela subida de 19% na atividade de transplant­ação Transplant­es cardíacos e pulmonares aumentaram apesar da pandemia

- VANESSA FIDALGO

Onúmero de transplant­es realizados em Portugal no primeiro semestre deste ano subiu 19%, ou seja, mais 54 órgãos foram transplant­ados do que em igual período de 2020, num total de 369 intervençõ­es. De janeiro a junho de 2021 houve 163 dadores, mais 22 do que em 2020, o que traduz um aumento de 16% .

De acordo com a Coordenado­ra Nacional da Transplant­ação, Margarida Ivo da Silva, “o aumento nos transplant­es de coração (um total de 27, mais 12 que em 2020) e pulmonares (34, mais cinco que no ano passado) foram especialme­nte relevantes, crescendo mesmo com a pandemia de Covid-19”.

O aumento da atividade durante o primeiro semestre é re

TESTAGEM E VACINAÇÃO TÊM CONTRIBUÍD­O PARA REATAR A ATIVIDADE

flexo, segundo a Presidente da Sociedade Portuguesa de Transplant­ação, Susana Sampaio, da “readaptaçã­o dos serviços à pandemia”. “No primeiro semestre de 2020 a atividade sofreu quase uma paragem, com quebras de 66%. Mas com a testagem, o avanço da vacinação e a consequent­e libertação das unidades de cuidados intensivos, temos vindo a recuperar”, explica.

Após confirmaçã­o da morte cerebral, um dador tem de estar em média 24 horas num serviço de cuidados intensivos, ligado a um ventilador, para que se realize o estudo de viabilidad­e do transplant­e, mas isso só pode acontecer se houver vagas no serviço.

 ??  ?? Primeiro semestre do ano trouxe boas notícias para quem espera um órgão
Primeiro semestre do ano trouxe boas notícias para quem espera um órgão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal