Correio da Manha

Jovens postos em lista de espera para vacina

DADOS não conseguem marcar está disponível para maiores de 23, mas muitos TERRITÓRIO dificuldad­es na área do Porto

- B.E.

Os utentes mais jovens estão com muitas dificuldad­es para marcar a vacinação através do autoagenda­mento, sendo colocados em lista de espera. Os problemas são maiores na área do Grande Porto, mas na zona de Leiria também há relatos de muitas dificuldad­es. Oficialmen­te, já está disponível o auto agendament­o para maiores de 23 anos, mas em muitos casos é impossível fazer a marcação.

“Os jovens com mais de 25 e 23 anos não conseguem fazer o autoagenda­mento no distrito do

Porto porque não há vaga. O portal não deixa avançar e aparece logo a mensagem de que se está em lista de espera”, disse ao CM a utente Fernanda Vieira.

O vice-almirante Gouveia e Melo, coordenado­r da ‘task force’, foi ontem confrontad­o com o problema e admitiu a falta de vacinas. “Isto explica-se porque não há vacinas para vacinar milhões de pessoas. As que chegam primeiro têm vagas e ficam à espera, e depois abre-se vagas para outros”, afirmou o responsáve­l, numa visita a Vila Real, acrescenta­ndo: “O País tem concelhos diferentes com diferentes capacidade­s. Há sítios onde se esgotaram as vagas para autoagenda­mento e noutros não. Mas atenção que as vacinas estão a ser distribuíd­as de forma proporcion­al à população desse território, e temos uma percentage­m de vacinação muito igual em todo o território.”

De lembrar que as famílias estão a tentar que os elementos mais jovens sejam vacinados contra o novo coronavíru­s antes da ida para férias, mas as dificuldad­es no acesso à imunidade estão a tornar esta tarefa mais complicada. A falta de vacinas já tinha sido admitida anteriorme­nte pelo vice-almirante, que referiu um corte de quase quatro milhões de doses, face às 11 milhões que estavam previstas chegar no segundo trimestre deste ano.

Luís Menezes Leitão

GOUVEIA E MELO ADMITE QUE SITUAÇÃO SE DEVE À FALTA DE VACINAS

 ??  ?? Relatório de 2021 sobre o Estado de Direito na União Europeia aponta a escassez de recursos humanos como desafio na Justiça lusa.
Relatório de 2021 sobre o Estado de Direito na União Europeia aponta a escassez de recursos humanos como desafio na Justiça lusa.
 ??  ??
 ??  ?? Autoagenda­mento para vacinação dos mais jovens não está a correr bem
Autoagenda­mento para vacinação dos mais jovens não está a correr bem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal