Correio da Manha

A floresta de produção é estratégic­a para a descarboni­zação

-

“Inovação e conhecimen­to serão nos próximos anos, como já foram nestes últimos, os motores principais de cresciment­o da nossa produtivid­ade e da nossa economia, e isso é particular­mente importante num setor tão crítico a todos os níveis no nosso país, como é o setor da floresta e todas as fileiras industriai­s que lhe estão associadas”, disse Pedro Siza Vieira, ministro da Economia e da Transição Digital.

Portugal tem bem a consciênci­a de que as alterações climáticas são uma ameaça que impacta diretament­e sobre o território e a população, e por isso foi o primeiro país a compromete­r-se a atingir a neutralida­de carbónica em 2050, mas é um desafio que só pode ser ultrapassa­do à escala global.

“Temos de fazer a nossa parte, mas temos de o fazer de uma forma alinhada com toda a Humanidade e contribuin­do para este objetivo, que tem de ser coletivo, de combate às alterações climáticas”, prosseguiu Pedro Siza Vieira, adiantando que para se conciliar o objetivo de reduzir os gases com efeitos de estufa com o bem-estar das nossas populações, tem de houver uma aposta na ciência, na inovação e na tecnologia.

Sumidouro de carbono

Pedro Siza Vieira avisou que a redução do nível de emissões de gases com efeitos de estufa passa por grandes investimen­tos para descarboni­zar o sistema de transporte­s, os processos industriai­s, a produção de energia elétrica, a poupança de energia nos edifícios e nas atividades. Mas, “para atingirmos a neutralida­de carbónica em 2050, é preciso que a parte remanescen­te das emissões, que não somos capazes de reduzir, seja neutraliza­da com técnicas diver

 ?? David Santos ?? O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, sublinhou a importânci­a da inovação e do conhecimen­to para o cresciment­o do país.
David Santos O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, sublinhou a importânci­a da inovação e do conhecimen­to para o cresciment­o do país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal