Correio da Manha

“LIBERTAÇÃO TOTAL NO FIM DO VERÃO”

GOVERNO António Costa diz que imunidade de grupo será atingida no próximo mês de setembro META | Governante promete relançar economia

- BERNARDO ESTEVES*

Oprimeiro-ministro anunciou ontem que Portugal deverá atingir no final do verão a imunidade de grupo e conseguir a “libertação total da sociedade”. O chefe de Governo promete ainda bater este ano recordes na captação de investimen­to para relançar a economia.

“Neste momento, com a aceleração do processo de vacinação, podemos olhar para o final deste verão como podendo atingir esse momento importantí­ssimo para a confiança e libertação total da sociedade que é a imunidade de grupo”, afirmou António Costa na assinatura de quatro contratos fiscais de investimen­to no valor de 141 milhões de euros.

O chefe de Governo salientou que “todas as previsões” apontam para que, entre 2021 e 2022, a economia portuguesa possa crescer cerca de 9%. “Nós temos já em execução um conjunto de investimen­tos que assegurarã­o o cresciment­os sustentado da economia portuguesa, a manutenção de postos de trabalho e a criação de mais e melhores postos de trabalho no futuro, essenciais para absorver o desemprego criado pela crise”, destacou.

O ano de 2019 tinha sido, até agora, aquele em que o País bateu o recorde de investimen­to direto estrangeir­o, referiu Costa, que prevê bater esse máximo este ano. “Em termos de investimen­to direto estrangeir­o, os contratos já apoiados pela Aicep [Agência para o Investimen­to e Comércio Externo] já são 92% do valor do melhor ano de sempre, que foi 2019. Estamos ainda em julho, há a i n d a mui t o trabalho para fazer e há ainda a oportunida­de de em 2021 batermos o recorde de 2019”, vaticinou.

Costa disse ainda que o primeiro trimestre do ano foi “o melhor de sempre no investimen­to empresaria­l em Portugal”, numa série que existe desde 1999 e que se situou nos 6,8 mil milhões de euros. “Quando no meio de uma crise tivemos o melhor trimestre de sempre, significa que podemos estar confiantes no futuro da nossa economia.”

CRESCIMENT­O DE 9% DO PIB ENTRE 2021 E 2022, PREVÊ CHEFE DE GOVERNO

 ??  ??
 ??  ?? Primeiro-ministro discursou ontem no Centro Cultural de Belém, em Lisboa
Primeiro-ministro discursou ontem no Centro Cultural de Belém, em Lisboa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal