Correio da Manha

FADO VOLTA A OUVIR-SE NAS RUAS DE ALFAMA O maior festival de fado do Mundo devolve a canção nacional às gentes de Lisboa, apoiando os artistas e as coletivida­des que durante a pandemia se viram privados dos seus rendimento­s

-

o mai o r f e s t i v a l d e fado do Mundo e realiza-se no coração de Lisboa. O Santa Casa Alfama está de regresso no próximo fim de semana, agora num formato próximo do período anterior à pandemia, com dois dias de concertos, 40 fadistas, dezenas de músicos e um espetáculo de ‘videomappi­ng’.

Numa edição de homenagem a Carlos do Carmo, o cartaz conta com nomes como Camané, António Pinto Bastos, Ricardo Ribeiro, Ana Sofia Varela, Teresa Landeiro, Fábia Rebordão e Marta Pereira da Costa, entre muitos outros. Os concertos acontecem quase ao mesmo tempo em 12 palcos (ao ar livre e em interiores), locais com memórias históricas, monumentos ou igrejas. Uma verdadeira “dor de cabeça” que dá, afinal, um

SANTA CASA APOIA OS ARTISTAS QUE NÃO PUDERAM TRABALHAR DURANTE A PANDEMIA

prazer enorme a Luís Montez, produtor do festival patrocinad­o pela Santa Casa da Misericórd­ia de Lisboa (SCML).

“O mais difícil em termos logísticos é ter vários espetáculo­s a realizarem-se quase ao mesmo tempo e ter os músicos a correr pelas ruas do bairro, com os instrument­os às costas, de um concerto para o outro, mas isso também contribui para que o evento seja especial”, conta. Um vai-e-vem de gente do fado que não se estranha em Alfama, bem pelo contrário.

É esse ambiente tipicament­e boémio e alfacinha que se pretende oferecer neste evento urbano. Este ano, a festa do fado tem também um cariz social: “A Santa Casa fez questão de apoiar os jovens fadistas e aqueles que estiveram muito tempo sem trabalhar por causa do fecho das casas de fado, de apoiar as coletivida­des, através do aluguer dos seus espaços para a realização do festival, e apoiar toda esta comunidade que foi profundame­nte afetada pela pandemia”, refere Luís Montez.

A SCML reforça assim o seu apoio à música nacional, acreditand­o que muitos dos valores defendidos pela instituiçã­o podem ser transmitid­os através da música, num dos seus estilos mais acarinhado­s pelo público português.

Ao lançar o convite, a Santa Casa pretende também levar as boas causas até Alfama, através do apoio a pessoas de mobilidade reduzida nos dias de concerto, com a disponibil­ização de estruturas de acessibili­dades.

Ao assumir-se como ‘naming sponsor’ deste festival, a Santa Casa sensibiliz­ou a comunidade para a importânci­a da inclusão social, permitindo que todos, independen­temente da sua condição física e idade, pudessem ter condições logísticas para assistir aos concertos e aos artistas que mais gostam no histórico bairro de Alfama.

Qualquer um dos visitantes deve, porém, programar a sua noite: “Levem sapatos confortáve­is (nada de saltos altos!), olhem para o programa e tracem o próprio roteiro, de modo a conseguire­m assistir ao maior número possível de espetáculo­s, tendo em conta que vários acontecem praticamen­te em simultâneo”, avisou Luís Montez.

Segurança garantida

Tendo em conta a legislação em vigor e no cumpriment­o rigoroso das orientaçõe­s da Direção-Geral da Saúde dado o atual contexto da Covid-19, o Festival Santa Casa Alfama tomou as seguintes medidas: uso de máscara obrigatóri­o, álcool-gel disponível em todos os espaços e locais de atendiment­o, lotação adaptada, salas com lugares sentados e cumprindo as distâncias de segurança exigidas, entradas e saídas separadas sempre que possível, desinfeção de todos os recintos, salas e equipament­os de uso partilhado, presença de uma equipa de assistênci­a médica permanente, sala de isolamento e uso do equipament­o de proteção individual adequado por todo o staff.

É obrigatóri­o apresentar certificad­o digital ou teste negativo, no momento de colocação de pulseira. À entrada, todos os f e s t i val e i r o s r e c e bem uma máscara com um design alusivo ao evento.

 ?? ?? é um dos cabeças de cartaz vai fazer parte do espetáculo de homenagem
é um dos cabeças de cartaz vai fazer parte do espetáculo de homenagem
 ?? ?? 1. Camané do Ribeiro
1. Camané do Ribeiro
 ?? ?? 3. Ricar
3. Ricar
 ?? ?? 2. Paulo de Carvalho era um amigo de longa data de Carlos do Carmo
4. O Santa Casa Alfama é produzido por Luís Montez
2. Paulo de Carvalho era um amigo de longa data de Carlos do Carmo 4. O Santa Casa Alfama é produzido por Luís Montez
 ?? ?? No Largo do Chafariz de Dentro será montado um dos 12 palcos que integram o Santa Casa Alfama
No Largo do Chafariz de Dentro será montado um dos 12 palcos que integram o Santa Casa Alfama

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal